Em síntese, Althusser (1992, p. 85) defende a tese de que “é pela representação da relação imaginária com suas condições de existência que o sujeito se institui”. ... Conforme Althusser (1992), as pessoas são sujeitos, interpelados pela ideologia de forma inconsciente.
De fato, listamos, nas formações sociais capitalistas contemporâneas, um Aparelho ideológico do Estado: o aparelho escolar, o aparelho religioso, o aparelho familiar, o aparelho político, o aparato sindical, o aparato de informação, o aparato "cultural", etc.
Segundo Althusser (1970) a escola constitui um dos principais aparelhos ideológicos do Estado sobre as classes subalternas, pois seria o grande regulador e controlador das massas, o sistema de ensino seria responsável para preparar mão de obra para as indústrias, caracterizando a ideologia da alta burguesia que está no ...
Nesse sentido, tem-se que: A ideologia é então para Marx um bricolage imaginário, puro sonho, vazio e vão, constituído pelos “resíduos diurnos” da única realidade plena e positiva, a da história concreta dos indivíduos concretos, materiais, produzindo materialmente sua existência (ALTHUSSER, 1958, p.
Althusser, novamente evoca Marx. Coloca que o modo de produção se define a partir de uma relação entre o que Marx denominou de “forças produtivas” – relação da força de trabalho humana com os meios de produção - e as “relações de produção”, a organização social humana para o trabalho.
O Estado é uma 'máquina' de repressão que permite às classes dominantes (no século XIX à classe burguesa e à 'classe' dos proprietários de terras) assegurar a sua dominação sobre a classe operária para a submeter ao processo de extorsão da mais-valia (quer dizer, à exploração capitalista).
A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...
Os Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE)
Teoria da escola dualista: A escola estaria dividida em duas grandes redes: a burguesa e a proletária, explicada pela divisão da sociedade em duas classes opostas. ... Pode-se concluir com essa teoria que a escola serve como aparelho ideológico apenas à burguesia na luta contra o operariado.
C O objetivo principal da escola em Althusser é ensinar o aluno a trabalhar. D Althusser acreditava que o objetivo principal da escola seria reproduzir o conhecimento. E Para Althusser a escola tem como objetivo trazer ideologias positivas para a sociedade.
A proposta educacional apresentada por Gramsci é a da “escola unitária”. ... Aliás, é esse princípio que Gramsci relaciona ao conceito de hegemonia, retirando-o do ambiente escolar e alargando-o para toda a sociedade.
Neste sentido, Marx contribuiu para a educação do homem moderno, em sua teoria educacional, o marxismo, mistura a teoria e a prática e apresenta aos aprendizes a necessidade crucial da atividade racional e um sentido de responsabilidade social necessário para uma existência mais humana.
por meio da análise da existência humana de um ponto de vista fenomenológico, Heidegger se tornou a principal fonte de inspiração de outra corrente filosófica conhecida como existencialismo.
Para Heidegger, o Dasein é sempre relação com o próprio ser, cujas características são chamadas de existenciais. Em Ser e Tempo, o Dasein é descrito em sua cotidianidade como ser-no-mundo que existe já sempre se projetando em possibilidades de ser, as quais são constituintes do seu próprio ser.
A noção de ser no mundo foi desenvolvida sistematicamente pelo filósofo alemão Martin Heidegger no tratado Ser e Tempo (Sein und Zeit), de 1927. Na obra Heidegger se impõe a tarefa de recolocar a questão do "sentido do ser", que para ele foi esquecida pela metafísica tradicional.
Ser e tempo (em alemão: Sein und Zeit) foi o maior e mais influente trabalho do filósofo alemão Martin Heidegger, sendo publicado em 1927. Seu principal propósito é a elaboração concreta sobre a questão do sentido do ser e, como também o ser do sentido, em caracteres ontológicos.
Em sua obra Ser e Tempo Heidegger tem como principal objetivo fazer uma apresentação sobre a questão do ser, investigando seu sentido, procurando através da ontologia diferenciar ser e ente, e demonstrar o tempo como horizonte de compreensão do ser.
O que pode tirar o homem da alienação é a angústia? a) Sim.
Assim, ente e ser são palavras ligadas por seus significados interdependentes, sendo o ente condicionado pelo ser, porque este possui um sentido mais geral, enquanto aquele é uma determinação deste. ... Terminologicamente, o ser é, o que vale também para o ente, que é o ser-aí, aquilo que está no ser.
Significado de Ente substantivo masculino Algo ou alguém cuja existência é concreta ou suposta; ser ou coisa: ente querido; entes sobrenaturais. Designação do ser humano; pessoa. ... Etimologia (origem da palavra ente). Do latim ens.
Ente querido é uma expressão usada para indicar uma pessoa falecida que era amada e querida por seus familiares e amigos.
Um conceito muito utilizado na filosofia existencialista é o "ser-no-mundo", que entende o ser humano não como um mero organismo natural neutro e isolado, mas como um ser que habita e convive no (e com o) mundo.
Heidegger afirma que o homem é sempre um ser-no-mundo, ou seja, um ser-em-situação. Porém, que ele não está preso à situação em que se encontra; mas sim, sempre aberto para tornar-se algo novo. O segundo traço existencial / fundamental característico de ser é a existência (conceito citado anteriormente).
O Dasein como ser-com-os-outros: estando lançado-no-mundo, o Dasein mantém uma interação consigo mesmo, com os demais entes (todas as coisas) e com o mundo. De acordo com o modo do Dasein, a morte só é em um ser existencial. ... Sendo ele determinado pela essência como ser que existe, caminha em direção da morte.