Tempo de presa longo (10 a 15 min)...Características:
5.
O que é tempo de trabalho? É qualquer período durante o qual o trabalhador se encontre a desempenhar a atividade ou permaneça adstrito à realização da prestação de trabalho.
Tempo de presa: tempo que vai do início da espatulação até que ele se solidifique (presa final e presa inicial são avaliadas com agulhas de Gilmore diferentes). Obs: a perda do brilho precede o tempo de presa inicial.
Retardadores e Aceleradores: É relativamente difundida a utilização de certa quantidade de cloreto de sódio adicionado à água para a espatulação do gesso, com a finalidade de acelerar a presa deste material.
O tempo de presa é estabelecido por dois principais fatores, o tempo de espatulação e a relação água/pó (diferente para cada tipo). Com maior quantidade de água, o tempo de presa aumenta, pois os cristais demoram mais para se entrelaçarem.
Incapacidade de se deformar elasticamente sob tensão. Exemplo de uso da palavra Anelástico: Pasta de moldagem para a bocas edentadas, podendo ser classificada como material rígido anelástico que toma presa por reação química.
O modelo é feito com gesso, por exemplo, e é uma cópia fiel do molde, ou seja, modelo de estudo da boca do paciente. 5. O que são Godivas? Godivas são materiais de impressão (moldagem) inelásticos • São materiais de presa térmica • Usadas para moldar o rebordo afim de firmar uma prótese, por exemplo.
Modo de Usar Impressão: Dispensar comprimentos iguais das duas pastas sobre uma placa de vidro ou bloco de mistura. Isto corresponde, em peso, a duas partes de pasta base para uma parte de pasta aceleradora. Juntar as duas pastas e espatular até obter uma mistura de cor uniforme.
Espatule as duas partes até obter uma massa lisa homogênea e de cor rosa. Coloque esta massa na moldeira e leve-a a boca do paciente. Após a presa da pasta (2 a 3 minutos), remova à moldeira, lave o molde em água corrente e vase-o imediatamente. Preparada deste modo a Pasta Lysanda tem uma presa ideal.
INDICAÇÃO: Indicado como material restaurador provisório, no forramento de cavidades, como cimento provisório ou permanente, cimento cirúrgico e agente para obturação de canais radiculares. MECANISMO DE AÇÃO: Os cimentos de óxido de zinco e eugenol são amplamente usados nas diversas especialidades da odontologia.
Óxido de Zinco é um adstringente e antisséptico que exerce ação suavizante, cicatrizante e protetora da pele nas afecções que apresentam erupções superficiais.
O cimento de óxido de zinco eugenol é um cimento utilizado já há muitos anos e foi durante muito tempo o cimento padrão em Endodontia, embora atualmente já esteja em desuso por terem aparecido cimentos com melhores propriedades.
Eugenol é utilizado em reação com o óxido de zinco em várias operações dentais, tais como proteção do compelxo dentina-polpa (forramento), curativo anodino auxiliar da recuperação da polpa inflamada, obturação de canais radiculares, agente de cimentação temporária ou permanente de incrustações, coroas ou pontes fixas e ...
O eugenol consiste em um composto fenólico com radical desoxidante que tal qual atua consumindo radicais livres, inibindo dessa forma a polimerização de materiais resinosos. ... Dessa forma, há a apropriada utilização do eugenol na reação química com o óxido de zinco, resultando em mínima quantidade de eugenol livre.