À Seção de Arquivo e Documentação, compete: I - gerir o arquivo de documentos obsoletos e não aplicáveis; II - receber, registrar, arquivar permanentemente e desarquivar, quando for o caso, autos e documentos, cuidando da conservação e organização da massa documental armazenada no arquivo geral.
Leia e entenda melhor!
Significado de Arquivo substantivo masculino Conjunto de documentos sobre determinado assunto que, guardados numa instituição pública ou privada, é resultado de uma atividade ou trabalho. ... Local usado para guardar documentos; depósito, cartório.
No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.
2- Arquivo intermediário ou segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário.
Em arquivologia, arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes.
Originalmente, os discos magnéticos do HD são um terreno inexplorado, uma mata virgem sem qualquer organização. Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma organizada, é necessário que o HD seja previamente formatado.
Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o acesso a um dispositivo de armazenamento como disco rígido, pen drive, cd-room, etc. Diferentes sistemas operacionais podem usar diferentes sistemas de arquivos.
Exemplos incluem FAT (FAT12, FAT16, FAT32), exFAT, NTFS, HFS e HFS+, HPFS, APFS, UFS, ext2, ext3, XFS, btrfs, ISO 9660, Files-11, Veritas File System, VMFS, ZFS, ReiserFS e UDF. Alguns sistemas de arquivos em disco são sistemas de arquivos de registro ou sistemas de arquivos de controle de versão.
No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual.
O NTFS foi lançado no Windows NT em 1993 e passou a figurar nas versões domésticas com o Windows XP. Ele conta com uma série de recursos para lidar com arquivos, como o journaling, que fornece permissão ao sistema operacional para manter um registro de todas as alterações feitas sobre um arquivo.
O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados. ... O NTFS possui uma estrutura que armazena as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos denominado MFT (Master File Table).
NTFS nada mais é que a Nova Tecnologia de Sistema de Arquivos (New Technology File System) que surgiu com o lançamento do Windows NT em 1993 para substituir o Sistema de Arquivos antigo FAT32, baseado no MS DOS. ... Posteriormente a versão 32 bits FAT32, utilizada até os dias de hoje.
O que é exFAT Ela é muito mais veloz que a FAT32 que já conhecemos. É ideal para pen-drives que serão usados com grandes arquivos, ou mesmo HD's em que a velocidade de acesso é essencial e não se precisa dos recursos de segurança e journaling do NTFS. ... Sabemos que o formato padrão para pen-drives é o FAT32.
exFAT
Se um arquivo ocupa 4 KB de espaço, tanto no FAT16 como no FAT32 a ocupação será de 1 cluster, porém, no caso do FAT16 os 60 KB restantes serão alocados, apesar de ficarem fisicamente vazios. Tem a desvantagem de ser 6% mais lenta que FAT16 e a incompatibilidade com SO antigos.
Principalmente, uma formatação normal removerá os arquivos de endereço e examinará setores defeituosos em um dispositivo de armazenamento. Mas o último - a formatação rápida não irá verificar o disco para setores defeituosos. Uma formatação rápida leva metade do tempo como uma formatação completa.
A formatação completa apenas zera o indexamento e apaga o disco inteiro mas não zera arquivos.
Na formatação normal, os arquivos não são apenas removidos do pendrive, mas também é feito o escaneamento do dispositivo para restaurar setores problemáticos. Isso não acontece na formatação rápida, que apenas apaga seus dados, sem a opção de editar o dispositivo.
A formatação é um último recurso para solucionar os problemas dos computadores, caso nenhuma outra ação seja capaz de resolvê-lo. Principalmente em caso de computadores que já possuem mais tempo de uso. O usuário também pode optar apenas por restaurar o computador.
Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros. Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.
Essa opção geralmente é feita em notebooks mais atuais porque basicamente vão deixar o notebook mais ágil. Já na formatação temos que apagar totalmente o conteúdo do notebook. Isso quer dizer que arquivos, imagens e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado.