4 a 8 dias ou a critério do Médico Veterinário.
Contralac 5: medicamento para cadelas e gatas.
Remédios caseiros
Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele. Isso só deve ser feito depois de retirar uma parte do leite durante o banho. Praticar atividade física intensa porque com o aumento do gasto calórico, o corpo vai ter menos energia para produção do leite.
É muito simples: pesamos todos os cachorros durante os primeiros 10 dias (e a partir daí, a cada 4 ou 5 dias) e certificamo-nos de que o peso aumenta em todos eles. Se for necessário, sobretudo em ninhadas mais numerosas, também podemos estabelecer turnos para que todos tenham a oportunidade de receber alimento.
Quando os pequenos chegam em casa ainda filhotes, existe o hábito de oferecer leite de vaca, como se estivéssemos amamentando bebês, mas é importante saber que o leite não é bem-vindo na alimentação dos cães em nenhuma fase de suas vidas.
Portanto, indica-se na 1ª semana de lactação, 50% a mais de ração que a quantidade indicada ao seu peso normal, na 2ª semana, 100% a mais, na 3ª semana, 150% a mais e na quarta semana 200% a mais, e manter assim até a 6ª semana, pois, normalmente, os filhotes começam a se alimentar não somente de leite.
Dieta: Geralmente uma suplementação especial não é necessária, mas a mãe precisará aproximadamente de duas vezes mais alimento do que o normal. É indicado ração de filhote a partir do final da gestação até o final da amamentação. Líquidos: Forneça água limpa e fresca a todo momento.
Quando a cadela não tem leite, o filhote chora muito e vai ficando fraco. Então, se a fêmea não tiver leite, todos os filhotes choram. Se tiver somente um filhote mais fraco, chorando e não tem força para mamar, provavelmente tem algum problema de nascença.
O cachorro pode tomar dipirona, sim! Esta droga é considerada segura, desde que administrada na dose e frequência certas. A Dipirona é indicada para cachorro com febre ou com dores leves a moderadas que envolvem tecidos moles como o trato digestivo.
Em geral, recomenda-se a administração de 1 gota de dipirona para cada 1 kg. Ou seja, um cachorro de 5 kg deve tomar 5 gotas, um cachorro de 7 kg, 7 gotas, e assim por diante.
Até onde se sabe, a Dipirona é capaz de aliviar a dor de cachorro e gatos. No entanto, a sua utilização merece extrema precaução para evitar intoxicações e overdoses, por superdosagens. Por isso, é extremamente importante seguir a orientação médica, principalmente quanto à dosagem e horários.
A ração de escolha para todas as cadelas grávidas ou que estão amamentando, independentemente da raça, é a ração Science Diet® Puppy nas variedades listadas acima. Existem instruções especiais para alimentar minha cadela grávida ou que está amamentando?
Porque a cadela rejeita os filhotes? Um deles é quando o filhote nasce com algum problema de saúde. A cadela consegue sentir que o filhote não conseguirá sobreviver, e dessa forma ela o rejeita. Essa rejeição de filhote também acontece quando a cachorra ainda esta prenha.
Eles não têm controle térmico nos primeiros dias de vida, ou seja, morrem rapidamente se ficarem, por exemplo, sobre um piso frio ou sob o sol.
Forneça água e alimento para a mamãe! Quando são muito protetoras, algumas cadelas podem não querer sair de perto da ninhada. Por isso, é importante colocar a vasilha de água e comida perto dela e verificar se ela está consumindo. Se ela se recusar a comer ou beber água é preciso consultar um veterinário.
Não costuma ser frequente, mas cadelas de primeira viagem ou obesas podem deitar em cima de seus filhotes sem perceber. Ofereça uma cama espaçosa. Lugares apertados, bacias, por exemplo, podem promover esse tipo de acidente.
Veterinários comportamentalistas de todo mundo NÃO RECOMENDAM separar os filhotes de cães e gatos das suas respectivas mães antes de 60 DIAS DE VIDA. Animais que são separados muito cedo de suas famílias não têm a oportunidade de socializar adequadamente, nem de aprender a serem cães / gatos equilibrados.
A caixa de parto para a cadela Deve ser feita de um material não poroso, capaz de ser limpa facilmente e de um tamanho apropriado para o cão e a ninhada. Cubra a base da caixa com materiais que mantêm o calor e podem ser removidos para facilitar a limpeza: toalhas, lençóis ou jornais são ideais.
Dentre alguns sinais que devem ser observados estão:
Quando o colo do útero estiver completamente dilatado, o filhote sairá. Ele pode sair ainda dentro de sua bolsa, ou pode ser que ela se rompa antes disso. O tempo que leva para uma cadela parir depois de romper a bolsa é de apenas alguns minutos. A cachorra lamberá o filhote e cortará o cordão umbilical.
Caso o ambiente esteja abaixo de 21 graus e ele esteja com a mãe, tenha cuidado com a presença de vento e umidade para protegê-los. Se a mãe não estiver presente, é importante aquecê-los para manter a temperatura entre 30 e 35 graus, até que o filhote complete 15 dias.
Lembrando que não atender às necessidades básicas de um cãozinho também pode levá-lo a chorar. Afinal, essa é uma das principais maneiras que um filhote tem de se comunicar. Nesse sentido, outras causas muito frequentes de choro são fome, frio, medo, sede, entre outros.
600g / 1kg | 1 vez ao dia 1. Essas são as quantidades sugeridas. As porções podem variar de acordo com a idade, atividade e temperamento do seu pet.