Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram que, após a prática de qualquer atividade física de altíssima intensidade, como corrida, pedalada ou corda, o corpo segue queimando calorias por até 38 horas - mesmo que esteja em repouso absoluto durante todo esse período.
O que é o EPOC? O EPOC é simplesmente a maneira como o corpo relaxa após o exercício. Nossos corpos usam oxigênio para produzir energia enquanto nos exercitamos, e exercícios que usam mais oxigênio – tudo que é de alta intensidade, como um treino intervalado – queima mais calorias.
O objetivo de um treino tabata é melhorar a capacidade física, nomeadamente, através do: Aumento da resistência física; Diminuição do tempo de corrida para determinadas distâncias; Melhoria de determinadas condições de saúde, como, por exemplo, colesterol e pressão arterial.
Metabolismo durante os exercícios anaeróbicos. Metabolismo anaeróbio é o processo fisiológico que possibilita a produção de energia sem a utilização de oxigênio. O metabolismo anaeróbico é a fonte dominante de energia para atividades curtas e de alta intensidade, como levantar peso ou sprintar.
Alguns fatores como envelhecimento, má alimentação, sedentarismo ou obesidade, por exemplo, podem deixar o metabolismo mais lento e, por isso, adotar estratégias para acelerar o metabolismo podem ajudar o corpo a funcionar melhor, além de aumentar o gasto de calorias, favorecendo a perda de peso e a melhora da ...
O O2 é utilizado como medida da taxa metabólica, porque ele participa do metabolismo energético, ou seja, na oxidação dos carboidratos e outros combustíveis, para a produção de energia.
Enquanto o aeróbico alimenta-se do ar, o anaeróbio utiliza os hidratos de carbono, o que neste caso, após finalizar atividade as células continuam a queimar calorias. Por isso atividade anaeróbica também é indicada a pessoas que precisam perder peso, pois em sua execução eliminam gordura e adquirem massa magra.
Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular.
No exercício aeróbico o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, serve para melhorar articulações gastas, contínuas e de baixa, moderada e alta.
No exercício aeróbico o consumo de oxigénio é que gera energia para os músculos. No exercício anaeróbico o oxigénio não é utilizado como fonte de energia, existem sim transformações de substâncias químicas por parte do nosso organismo - chamados processos metabólicos - que vão gerar essa energia.
O tratamento aeróbio é feito com a presença de oxigênio, considerando que os microrganismos degradam a matéria que são decompostas de acordo com o processo oxidativo. Nesse processo são utilizados organismos aeróbios, ou seja, dependem do oxigênio para obter energia.
A decomposição aeróbia diferencia-se da anaeróbia pelo seu tempo de processamento e pelos produtos resultantes. Em condições naturais, a decomposição aeróbia necessita três vezes menos tempo que a anaeróbia e dela resultam gás carbônico, água, nitratos e sulfatos, substâncias inofensivas e úteis à vida vegetal.
Lagoas de polimento são uma tecnologia com grande potencial de aplicação em países em desenvolvimento por se tratarem de unidades que combinam o tratamento aeróbio a um tratamento anaeróbio eficiente (reator UASB).
O tratamento biológico ocorre por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio. A decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo. O esgoto sai da parte de baixo do reator e passa pela camada de lodo que atua como um filtro.