Após 2 a 3 anos do plantio é quando se inicia a frutificação do jamelão, sendo o normal frutificar entre os meses de junho a setembro. O fruto pode ser consumido in natura ou em forma de sucos, geleias, sorvetes e na confecção de doces.
De janeiro a maio costuma ficar carregada de pequenos frutos, de nome homônimo ao da árvore. Eles se assemelham a uma azeitona, devido à coloração roxa escura. Se comparado aos outros frutos de árvores da mesma família, o sabor não se destaca tanto.
DC., Syzygium jambolanum (Lam.) DC. O jamelão, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira,azeitona-roxa, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam.
Jamelão (Syzygium cumini) é uma árvore ornamental que pode medir até 15 metros de altura e é popularmente conhecida graças ao fruto, que leva o mesmo nome da espécie. O fruto é roxo e comestível e se assemelha a uma azeitona pela coloração escura. Pertence à mesma família que as jabuticabas e pitangas, a Myrtaceae.
A polpa que sobra junto à casca pode ser tirada com uma colher ou na forma de bolinhas, com boleador. Esta polpa é mais firme e menos aguada que a do melão e, portanto, mais cremosa. Use para fazer sorvetes, cremes, vitamina de frutas ou sopa gelada. O fruto verde pode ser usado como legume.
O jamelão pode ser consumido puro ou utilizado em diversas receitas, como na preparação de:
Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, tortas, doces, entre outras.
Vá cavocando o cruá e reservando esta polpa - no fundo da tigela, vai restar um caldo, que pode ser usado para fazer o suco abaixo. As sementes também foram separadas daqui. Com colarinho, por favor! Bata tudo no liquidificador e coloque em copos.
adjetivo Que não está cozido: carne crua. Sem nenhum preparo: seda crua; couro cru. Cruel, chocante, áspero: palavras cruas. Pouco apurado: linguagem crua.
Plantando: Deve-se fazer uma treliça bastante reforçada, com 4 mourões à 2 metros entre si por uma distancia de 5 metros no comprimento a 1,60 metros de altura, com 5 ou 7 arames ou taquaras espaçadas no sentido do comprimento.
Como utilizar o cruá Inicialmente, ele pode figurar os pratos salgados junto aos legumes. Isso só pode ser feito quando o mesmo ainda está verde, fora do período de maturação. Depois disso, o fruto fica maduro e doce, o que serve para compor deliciosas sobremesas, sucos, licores, geleias e compotas.
b) Cor e aspecto da casca: no momento da colheita, a coloração da casca deve ser uniforme e característica do híbrido ou da cultivar. c) Teor de sólidos solúveis: o melão deve ser colhido quando tiver acumulado, no mínimo, 9 ºBrix.
Se recomenda o uso de SUBSTRATO para seu plantio inicial, no caso de este não ser accessível, os estudo recomendam como segunda opção uma mistura de areia lavada e húmus de minhoca na proporção 2:1. Ou simplesmente plante em terra NÃO ARGILOSA, e terá sucesso! Enterrar as sementes a 1/2 cm de profundidade.
A melhor época de plantio é de agosto a outubro. A germinação ocorre em 30 dias, espera-se mais 40 dias para selecionar a planta melhor e eliminar as outras. Irrigar semanalmente nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Colheita Geralmente, a colheita se inicia com 70 a 80 dias após o plantio, quando o teor de açúcar está maior que 9° Brix. Os frutos estarão amarelos e uniformes. Não se deve colher frutos esverdeados nem muito amarelados, devido à distância aos centros consumidores.
O ponto de colheita é determinado pelas ranhuras no pedúnculo. Em caso delas estarem começando a soltar, o horticultor pode colher os frutos (ainda verdes) e comercializar no mercado. Lá, eles terminarão de maturar, alcançando a coloração final da variedade e indicando que é o ponto ideal para serem consumidos.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro. Por fim, verifique o cheiro do melão: ele precisa estar com aroma levemente frutado. Evite aqueles sem cheiro ou com odor que lembre mofo: provavelmente não estão bons.
Coloque o melão em um saco de papel e sele o topo. Deixe-o no saco durante a noite e ele deve estar maduro pela manhã. Você pode sentir o cheiro no final do talo para verificar se há maturação (veja acima). Para um melão particularmente verde, pode-se exigir duas noites para amadurecer.
O melão, o mamão, a uva, o abacate, a ameixa fresca e o pêssego duram cinco dias. Na horta, o nabo, o rabanete, a cenoura e a beterraba permanecem até duas semanas na geladeira.
TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO: 1 SEMANA Mesmo sendo a fruta mais delicada da nossa seleção, ela dura alguns dias na geladeira quando madura. Nesse caso, é importante estar atento ao ponto do melão, já que ele só deve ser colocado na geladeira quando já estiver no ponto.
Os melões não amadurecem após serem colhidos, ficam apenas mais moles com o passar do tempo, e podem ser guardados por no máximo duas semanas após a colheita. Os melões que ainda estiverem muito duros podem ser deixados em temperatura ambiente durante dois dias para amolecerem.
Caso você corte melão em cubinhos, por exemplo, guarde-os em uma vasilha de plástico preta, separando-os das demais frutas. Assim, o melão não absorve o cheiro de outros alimentos e fica mais bem conservado. Basta usar um pote diferente para cada tipo de fruta que não tem erro!