Fetos não sentem dor antes de 24 semanas de gestação, diz estudo britânico. Uma análise de estudos recentes sobre o desenvolvimento dos fetos confirmou que não há evidências de que os bebês sejam capazes de sentir dor antes de completar 24 semanas de gestação.
O estresse na gravidez pode trazer consequências para o bebê, isso porque pode haver alterações hormonais, na pressão arterial e sistema imunológico da mulher, o que pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de infecções, além de favorecer o parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.
O estresse provoca alterações biológicas em um receptor de hormônios e o bebê sente essa mudança, ele consegue ouvir os batimentos e inquietação da mãe”, explica.
Os sentimentos de raiva, também podem acontecer no período gestacional, assim como outros sentimentos. Se você percebe o aumento da irritabilidade e uma dificuldade de manejo com essas emoções, e isso te incomoda, pode ser uma boa oportunidade para buscar acompanhamento, uma ajuda acolhedora nesse tempo de gestação.
Para aliviar o desconforto o ideal é fazer alguma atividade física, evitar o excesso de sal e fazer drenagem linfática (escolha um profissional qualificado) para remover os excessos de líquido. Além disso, o médico pode indicar o uso de meias compressoras.
Exercícios leves, como caminhada , ioga e hidroginástica ajudam a melhorar a circulação e reduzir esses incômodos. Caso haja necessidade seu médico pode receitar meias de compressão.
O que fazer para eliminar os gases na gravidez