Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet. Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet.
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
Redes Locais (LAN) Caracteriza-se como sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região, entre 10 m a 10 Km [STALLING, 1997].
As redes de computadores podem ser classificadas, pela sua abrangência, em LAN (local area network), MAN (metropolitan area network), e WAN (wide area network).
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos).
Em termos mais simples, uma rede consiste em dois ou mais computadores que estão conectados para compartilhar informações. Todas as redes, não importa quão complexas sejam, baseiam se neste principio simples. Embora isto possa parecer como uma idéia basica, o conceito foi uma grande conquista na área das comunicações.
Conheça os principais tipos de rede local para conexão com a internet: LAN, WLAN, MAN, WAN, e PAN. A internet evoluiu e continua em constante evolução, seja no que diz respeito à tecnologia utilizada ou à velocidade.
Apesar de soar como algo bastante antiquado, esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade obtida por alguns.
Cada computador na rede possui um único endereço para acesso. A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocolo TCP/IP que gerencia e encaminha mensagens de dados entre os computadores. O TCP/IP utiliza a tecnologia de comutação de pacotes – packet switching.
Ou seja, ele fornece os meios que proporcionam a conexão dos clientes à rede virtual web. Podemos citar como exemplos mais conhecidos a Net Virtua, GVT, Brasil Telecom, bem como as operadoras de telemóveis como TIM, Claro e Vivo. O Provedor de Acesso é considerado um intermediador de serviços.