Ao fim de 3 a 5 anos a macieira dá frutos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos podendo continuar a dar frutos até aos 50 anos de idade. É durante a Primavera que a macieira produz uma vistosa floração de cor branca.
Dia de plantar a horta No comércio do ramo, floriculturas e agropecuárias, com certeza encontrará bandejas ou caixas contendo mudinhas já no ponto de transplantar para o canteiro, propiciando a você, uma economia de tempo e espaço. A melhor hora de plantar é de tarde, quando o sol já não está forte.
As mudas são transplantadas quando apresentam o pseudocaule com diâmetro entre 4-8 mm ou 3-4 folhas. Nesta fase, as mudas estarão com idade entre 40 e 70 dias, dependendo da cultivar e da época do ano.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
As mudas devem ser colocadas na cova, chegando-se terra em volta, sem apertá-las para baixo ou lateralmente. Um homem pode plantar, aproximadamente, 2 mil mudas produzidas em tubetes, por dia, contra quatrocentas produzidas em saquinhos.
Atenha-se à rega Em períodos quentes, como primavera e verão, as plantas devem ser regadas em dias alternados. Nessa regra, não há exceção. As plantas daninhas podem comprometer toda a saúde das plantas, dificultando o crescimento do jardim.
Basicamente existem duas formas para a produção de mudas em saquinhos: a semeadura direta e a indireta (ou transplante). Na semeadura direta, a semente é depositada diretamente no saquinho.
Ao preço usual de 500,00 por milheiro, já se parte de um gasto de mais de 2500,00 por ha, fora o frete.
Um dia antes regue o substrato para formação de um bulbo úmido. No dia seguinte coloque 1 copo com a mistura de água e adubo por muda, não deixe tocar na plantas . Os frutos tem boa capacidade de germinação e é facilmente propagada, surgindo junto ao tronco muitas novas mudinhas.
As cultivares mais indicadas para plantio: Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Catuaí Vermelho, Acaiá e Icatu. São adaptadas a regiões de temperaturas amenas e altitude elevada. Os plantios são formados por mudas oriundas de sementes.
1.
O espaçamento recomendado para o plantio é de 3 a 3,8 m entre linhas e 0,6 a 0,8 m entre as mudas — uma planta por cova.
CÁLCULO DO CUSTO DE PRODUÇÃO PARA UMA LAVOURA DE CAFÉ ARÁBICA COM PRODUTIVIDADE MÉDIA ENTRE 21 A 30 SACAS/HECTARE, COM ESPAÇAMENTO ENTRE 2,5 A 3,0 METROS ENTRE LINHA POR 1,0 A 1,5 METROS ENTRE PLANTAS, COM 3.
O pé de café possui um ciclo de produção bianual. Em um ano produz bastante e no seguinte uma quantidade menor. As duas espécies mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica e a Coffea canéfora. A primeira possui diversas variedades bem difundidas como Bourbon e Caturra.
Um pé de café dá seus primeiros frutos 5 anos depois de ter sido plantado.
Erros na escolha da área, no espaçamento (população de plantas) ou escolha da cultivar só serão corrigidos na renovação do cafezal! Considerando uma vida útil de 20 anos para a lavoura, é muito tempo e dinheiro investidos de maneira errada.
“Neste ano, precisamos colher aproximadamente 130 pés de café para encher uma saca de 60 kg de café cru.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, um pé de café produz cerca de 2,5 quilos de fruto por ano. Ao secar, esses frutos equivalem a meio quilo de grãos, o mesmo que 400 gramas de café torrado.
Temos um exemplo para um/a produtor/a que tem uma lavoura com 10.
Atualmente o sistema de plantio adensado de café, compreende espaçamentos que resultam numa população cafeeira variando de 5 mil a 10 mil plantas por hectare, com tendência de adoção cada vez maior.
Encontra-se como custos de implantação das variedades CATUAI 81 e IAPAR 59, R$ 2.