É a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 20 dias. Aqui ocorre a proliferação de fibroblastos, que dão origem ao processo chamado de “fibroplasia”. As células se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos.
O epitélio (pele) se regenera rápida e facilmente quando destruído. Células hepáticas (fígado) e tecido ósseo também apresentam alto poder de regeneração. As células do músculo liso são capazes de regenerar em resposta a fatores quimiotáticos (que atraem outras células) e mitogênicos (que promovem mitose).
Leva entre 14 e 30 dias para que a pele esteja completamente cicatrizada. Na maioria dos casos, queimaduras de segundo grau deixam cicatrizes que podem ser amenizadas com laserterapia com luz pulsada. – Queimadura de 3º grau: esse nível de queimadura afeta todas as camadas da pele (podendo, inclusive, chegar ao osso).
Conheça alguns fatores que interferem na cicatrização de feridas
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
Essa dificuldade de cicatrização ocorre devido a complicações cardiovasculares, que causam o bloqueio ou a diminuição da circulação sanguínea, e devido ao excesso de glicose (açúcar), que pode prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.
De maneira geral, diabéticos têm mais dificuldade para cicatrização de lesões de pele e, por isso, as feridas no pé demoram mais tempo para curar. Isso acontece devido a complicações cardiovasculares causadas pelo excesso de glicose, que acabam diminuindo ou até bloqueando a circulação sanguínea.
Fitoscar e Regederm são pomadas que auxiliam na cicatrização dessas feridas, mas apenas um cirurgião vascular saberá indicar o tto adequado com antibioticos ou desbridamento se necessários.