O laranja, alaranjado, cor laranja, cor de laranja, ou ainda abóbora, cor abóbora, ou cor de abóbora, é uma cor terciária nos sistemas RGB e CMYK (e secundária no obsoleto sistema RYB), formada pelo vermelho e o amarelo que, no espectro visível, tem um comprimento de onda aproximado de 590 a 620 nanómetros.
laranjeira
Cores secundárias São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias: Amarelo + vermelho = laranja.
Qual parte da laranja você consome? A maioria das pessoas aproveita apenas a polpa (chupa ou transforma em suco) e joga no lixo todo o resto — ou seja, quase 50% da fruta. Mas tudo pode (e deve) ser usado: polpa, bagaço e casca (no caso da laranja orgânica). Aliás, a parte branca é nobre e tem até nome, albedo.
Para saber quantas sementes tem em uma laranja é fácil. Basta cortar uma e tirar semente por semente. Em média, cada fruta terá cinco sementes, mas a quantidade pode variar para mais ou para menos.
A parte branca encontrada entre os gomos das laranjas pode ser até mais preciosa que o suco, pois é ali que se encontra a pectina, uma fibra solúvel que, no intestino, vira uma espécie de gel que ajuda no emagrecimento e auxilia nossa saúde.
É o que revela pesquisa divulgada hoje pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, sobre o bagaço de frutas cítricas, em especial da laranja pera, laranja hamlin, limão taiti e limão siciliano, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
“Monte uma base com grande quantidade de folhas, como alface, agrião e rúcula. Ricas em fibras, elas farão com que você fique satisfeito mais rapidamente”, diz a nutricionista Gabriela Guerrero. A parte de carboidrato pode vir de legumes cozidos ou crus, como cenoura, beterraba, tomate.