Com os recentes avanços na tecnologia, alguns pacientes têm alta no prazo de uma semana após a cirurgia e podem não precisar usar a cinta pós-operatória. Alguns pacientes também conseguem retornar à escola ou ao trabalho de 2 a 4 semanas após a cirurgia e retomar muitas atividades pré-operatórias dentro de 4 a 6 meses.
A cirurgia para tratamento da hérnia de disco, dorsal, lombar ou cervical, está indicada nos casos em que não houve melhora dos sintomas de dor e desconforto, mesmo com o tratamento à base de remédios e fisioterapia, ou quando há sinais de perda da força ou sensibilidade.
RESULTADOS: Os pacientes tratados de forma não cirúrgica apresentaram custo médio de tratamento de R$ 3.
As cirurgias convencionais da coluna são geralmente de grande porte, com uma recuperação lenta e exigente até o retorno pleno das atividades diárias. Alguns procedimentos como as infiltrações e rizotomias têm uma recuperação mais simples, com repouso orientado conforme a necessidade, geralmente de 2-5 dias.
Uma cirurgia de hérnia de disco tradicional é realizada através de um corte na pele do paciente, com o objetivo de chegar até a coluna. No caso da cirurgia de hérnia de disco lombar, esse corte é feito pela lateral ou pelas costas. Para realizar a cirurgia de hérnia de disco tradicional se aplica uma anestesia geral.
A cirurgia é feita sob anestesia geral, não havendo dor durante o procedimento. Por se tratar de cirurgia com mínima invasão, não é comum queixa de dor após a mesma. Analgésicos simples e anti-inflamatórios são suficientes no período pós-operatório.
Repouso, medicação analgésica ou antiinflamatória é o mais recomendado, além da fisioterapia. "Em paciente que não responde bem ao tratamento clínico pode haver indicação de tratamento cirúrgico.