Figueiredo apud Correia e colaboradores (2011) relata que são diversos os fatores de risco evidenciados em gestações precoces, os que mais se destacam estão relacionados a fatores psicológicos, tais como a ausência de apoio familiar, níveis elevados de estresse, presença de sintomas depressivos, baixa expectativa com ...
É normal a todos nós, que não somos loucos, termos medo de enlouquecer; só tem medo de enlouquecer quem não é e nunca será louco. Mas as questões do cotidiano podem levar a uma forte desorganização psíquica e a pessoa ficar muito perdida, angustiada, infeliz.
Os fatores de risco para problemas de saúde mental a que as crianças e adolescentes estão expostos podem ser agrupados da seguinte forma: fatores biológicos, relacionados a anormalidades do sistema nervoso central, causadas por lesões, infecções, desnutrição ou exposição a toxinas; fatores genéticos, relacionados à ...
Uma saúde mental debilitada também colabora para significativas alterações sociais e condições de trabalho precárias. Também acentua a exclusão social e expõe o indivíduo ao risco de violência em virtude da incapacidade mental de autodefesa.
Confira algumas das nossas dicas para ter mais qualidade de vida e saúde mental:
Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
7 dicas de saúde mental que fazem total diferença na vida e no trabalho
Promover ações de autoconhecimento e valorização à vida Sensibilizar profissionais e população sobre a importância do acolhimento em questões de saúde mental, tornando-se ação constante, no prazo de um ano.
A prevenção primária em saúde mental consiste em ações que buscam evitar o surgimento de transtornos específicos (Albee, 1982). Segundo modelo de Weisz e colaboradores de compreensão da prevencão, esta faria parte de um desenho integrativo entre promoção, prevenção e tratamento (Weisz, Sandler, Durlak, & Anton, 2005).
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.
A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes. Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.
Uma das melhores formas de prevenir doenças mentais no trabalho é contar com o apoio de uma equipe especializada. Essa equipe médica terá a capacidade de identificar e encaminhar pacientes com doenças mentais para os tratamentos corretos precocemente.