Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
- a zona de tatuagemé arredondada nos tiros perpendiculares, ou em forma de crescente, nos oblíquos. ... Pela análise desse halo, a perícia pode determinar a distância exata do tiro, usando- se a mesma arma e a mesma munição em vários tiros de prova, até alcançar um halo de mesmo diâmetro que o original.
O tratamento de vítima de arma de fogo deve ser multidisciplinar, com a participação do cirurgião geral, vascular, neurocirurgião e ortopedista. O paciente com ferimento por projétil de arma de fogo (PAF) é um politraumatizado.
2. Curativo para escaras
Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.). Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como as feridas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue.
Alergias. As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele.
A exsudação é uma etapa natural da cicatrização. Esse líquido expelido (exsudato) é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. O exsudato pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.
Principais tipos do desbridamento
Cuja constituição apresenta serosidade e sangue; serossanguíneo. ETIMOLOGIA voc comp do lat serum+sanguinolento, como ingl serosanguinolent.
Quem não se lembra da famosa expressão "Carcará Sanguinolento", proferida inúmeras vezes por Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte na novela Roque Santeiro, da Rede Globo, em 1985. A expressão era o apelido e supostamente uma alusão ao oportunismo do personagem Roque Santeiro (Wikipédia).
A secreção sanguinolenta/purulenta indica infecção por Pseudomonas aeruginosa. A secreção serosa abundante indica inflamação e, consequentemente, a necessidade de reduzir o manuseio da ferida e proporcionar absorção adequada para prevenir maceração, isto é, que a região em torno da ferida fique úmida em demasia.
O que é Seropurulento: Se diz daquilo que é composto por serosidade e pus, geralmente se referindo a secreções.
A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.
– Com sangue: pode ser causada por um tumor benigno, chamado papiloma, que irrita o tecido que fica dentro de um ducto mamário. Em casos mais raros, ela pode estar relacionada ao câncer de mama. – Incolores: uma secreção clara, que surge em uma mama só, pode ser um sintoma de câncer de mama.
Os papilomas de Intraductal são um grupo de tumores benignos do peito que provêm do epitélio dos canais lactiferous (isto é, um sistema que ligue os lóbulo da glândula mamário com a ponta do bocal). A incidência destes muda é baixa e geralmente na escala de 2 a 3%, afetando mulheres entre 30 e 77 anos de idade.
A descarga papilar é considerada uma secreção que sai dos mamilos em um período fora da gestação ou do puerpério. Embora nem todos os casos sejam patológicos, o problema pode indicar a presença de Câncer de Mama. As secreções são o segundo sinal mais comum da doença, atrás somente da detecção de nódulo.
Sinais e sintomas do câncer de mama inflamatório
Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.
Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e pode acontecer em qualquer camada da pele. Ele também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos.