60 horas
16 cursos de corte e costura para você começar a fazer hoje mesmo (pagos e gratuitos)
Sem tempo ou dinheiro? 17 opções de cursos online de costura (baratos ou com custo zero!)
5 lojas online para comprar materiais de costura
Mesmo se você quiser aprender a costurar sozinho, fazer uma aula de costura para iniciantes pode ser uma boa ideia. E isso não necessariamente custa muito. Em sua cidade, aproxime-se de associações e ateliês de costura que ofereçam cursos gratuitos ou com preços razoáveis.
Passo a passo
Aprender a costurar não é tão difícil quanto muitos imaginam. Corte e costura é como todo o tipo de aprendizado: requer motivação, treinamento, rigor e trabalho.
More videos on YouTube
R$ 1.
5 dicas para você costurar melhor e em menos tempo
Para costurar tecidos felpudos como o veludo, plush, microfibra e outros, a melhor dica é colocar sacola plástica sobre o tecido e iniciar a costura na máquina. Você vai ver como a agulha irá deslizar e o processo será muito mais rápido.
Uma ótima sugestão para quem quer iniciar na costura criativa é: guarde sobras de tecidos. Você sempre vai precisar deles para iniciar novos projetos! Una seus retalhos a outros materiais que tiver em casa e coloque sua criatividade para trabalhar!
Como melhorar seu acabamento na costura com técnicas simples
Caso queira costurar à mão, utilize um ponto ziguezague manual.
PONTO DE ALINHAVO - Este ponto é o mais usado para unir os tecidos em costura temporária. Depois leva à máquina. Consiste em fazer uma linha tracejada com espaçamentos iguais por forma a segurar os tecidos. PONTO CORRIDO - É como o alinhavo, mas com um espaçamento bem menor das linhas tracejadas.
Coloque o remendo sobre o tecido com as extremidades dobradas viradas para baixo, de forma que se estendam sobre toda a área de costura da máquina. Costure uma decoração à mão utilizando uma linha de cor que combine com o tecido. Passe a linha em volta várias vezes para deixar a costura mais resistente.
Uma forma bem simples de remendar uma roupa é fazendo uso de uma fita adesiva para tecidos, que são aplicáveis através do ferro de passar e que são em dupla face. Você encontra este tipo de material em casas especializadas de costura. Você pode escolher uma com a tonalidade igual ou aproximada da roupa.
Comece o ponto dentro da camisa. Fure o tecido com a agulha na parte de cima e à direita do furo de dentro para fora. Fure bem acima do furo, mas não muito perto, pois a linha pode sair e a costura pode se desfazer. Continue puxando a agulha para cima no tecido até que o nó feito na ponta fique preso na camisa.
Passe a agulha de dentro para fora, próximo aos últimos pontos de máquina. Passe a agulha na margem do tecido, na parte interna e passe também pela margem interna do outro lado do tecido e puxe a linha. Repita esse mesmo passo do outro lado do tecido, onde a agulha saiu. A costura parecerá um zigue-zague.
Crie uma linha de pontos no couro; isso vai guiar sua costura para que fique reta.
Coloque a máquina na configuração de ziguezague e comece costurando na borda superior do elástico. Estique-o enquanto costura para que o elástico fique com o mesmo comprimento que o tecido. Costure por toda a volta e sobreponha um pouco o começo dos pontos quando chegar no final. Dobre o tecido para cobrir o elástico.
No caso de uma saia ou calça, você deve proceder dessa forma: Primeiro você vai medir a circunferência da cintura desejada.
Use os mesmos métodos descritos acima, mas organize o elástico do botão na frente da peça, de modo que o botão seja costurado atrás do botão. Nada mais é do que um elástico localizado no cós interno, que possui furinhos para encaixar o botão e assim ajustar na medida mais confortável para a criança.
. 1º Caso: Se o elástico que está usando for bem forte, que é até meio difícil de puxar, use 3/4 da medida da cintura para a medida do elástico. Por exemplo, para uma cintura de 80 cm, use 60 cm de elástico. 2º Caso: Se o elástico for mais frouxo, que estica facilmente, use 2/3 da medida da cintura.
É recomendado que se faça pelo menos duas pregas no tecido, uma vez formado o envelope, e costurá-las nas laterais para melhor ajuste ao rosto. O tamanho dos elásticos (17 cm cada) e dos tecidos pode e deve ser modificada dependendo da estrutura facial de cada pessoa.