Atualmente, as aves alcançam um peso médio de 2,600 kg em apenas 42 dias de vida, consumindo 4,600 kg de alimento. O crescimento da ave é tão rápido que um pintinho de 1 dia, com 50 gramas, aos 40 dias pesará aproximadamente 2,5 kg, ou seja, seu peso aumentará 50 vezes.
O rápido crescimento dos frangos deve-se, basicamente, ao melhoramento genético das aves combinado com sistemas de nutrição animal, baseados na utilização de rações enriquecidas e balanceadas. Sua conversão alimentar é surpreendente.
O consumo neste período é de aproximadamente 100 g por animal ao dia, ou seja, para 100 frangos 10 kg de ração ao dia e deve ser fornecido a ração Frango Engorda.
Cada pintinho, do crescimento até o abate, consome 4,3 quilos de ração. Ganha 50 gramas/dia em peso, sendo abatido com 2,5 quilos, em média.
Fazendo ração para frangos de corte. Mexa o milho quebrado e a soja torrada e moída em um recipiente. Separe 100 kg de milho quebrado e 70 kg de soja torrada e moída em um recipiente grande, como um balde ou pote de ração. Mexa os ingredientes com uma pá até eles ficarem completamente misturados.
Receita para cada fase de desenvolvimento da ave:
Em geral, as galinhas chegam à fase adulta aos oito meses, entretanto aves mais precoces, como a galinha caipira, começam a botar aos seis meses. A ração de crescimento deve ser oferecida a elas até os cinco meses, devendo então ser substituída pela ração de postura.
Ração para porcos para os primeiros dias do porco
Certifique-se que o nível de proteína é bem próximo a 16%, caso suas aves sejam destinadas à postura. Já os frangos em crescimento destinados ao corte devem consumir ração de crescimento que contenha até 20% de proteína; - Ao completarem 10 semanas de vida, insira restos de comida na alimentação dos frangos.
Para que ganhem mais resistência é recomendado alimentá-los, nos primeiros dias, com uma mistura de ovo, cebola, quirera de milho e verdura, tudo bem picado. Depois inicie a ração farelada e, em 30 dias, a de crescimento. Os perus têm crescimento rápido.
Vitamina B6: especial para o cultivo das aves, pois condiciona os músculos para alongamento e fortalece-os à medida que se expandem e alongam de acordo com o crescimento da ave. Vitamina D3: ajuda na rápida absorção de cálcio e outros minerais. Outras vitaminas importantes são A, C e E.
Equídeos: 3ml a 10ml. Ovinos e caprinos: 1ml a 3ml. Aves: 0,5ml a 2ml/litro de água de bebida. Pássaros: 3 gotas a 6 gotas/100ml de água de bebida.
Vitagold Potenciado é indicado para suplementar vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis em animais de produção.
A recomendação incide no uso de calcário calcítico tipo pedrisco ou farinha de ostra em partículas grandes na ração, o que seria responsável por proporcionar a liberação do cálcio de uma maneira mais lenta, disponibilizando-o no pool plasmático durante a formação da casca no período noturno.
Quando as galinhas comem os próprios ovos é sinal de falta de cálcio na dieta. O mineral deve ser adicionado à alimentação por meio de farinha de ostra, farinha de osso ou, até mesmo, cascas de ovos. As cascas devem ser secas naturalmente à sombra para conservar os nutrientes.
Fonte de Minerais: O fornecimento de minerais evita o atraso no crescimento dos pintinhos, a perda de peso, as quedas na postura, deformação na casca do ovo, ausência de casca e o desenvolvimento de doenças nutricionais e comportamentais. Essa suplementação mineral é feita colocando o sal mineral na ração.
Os ovos com casca mole, ou mesmo sem casca, ocorrem, em geral, em galinhas que ainda são jovens, cujos órgãos reprodutores não estão totalmente formados. Aves com deficiência de cálcio também podem apresentar a mesma característica. Daí a necessidade de a alimentação da ave ser reforçada com adição de cálcio.
Assopre o buraquinho menor para que a clara e a gema saiam do outro lado. Limpe o interior com água e sabão e seque a casca no forno. Agora preencha-a com o líquido da gelatina e feche o furinho menor com esparadrapo. Coloque o “recipiente” em pé na caixa de ovo e leve à geladeira para a gelatina endurecer.
Os ovos de casca fina, porosos ou moles podem ser causados por inúmeros fatores, como: genética, idade, temperatura ambiental, água com salinidade excessiva, horário de produção, problemas nutricionais, doenças infecciosas, micotoxinas e outros. Aves stressadas aumentam o número de ovos trincados no útero.
O veterinário Renato Dalcin Segala explica que o ovo gigante ou duplo não causa nenhum sofrimento à galinha. "A casca do ovo só fica rígida, dura, quando entra em contato com o ar. Enquanto ela está em contato com o organismo, tem uma característica gelatinosa, o que facilita a saída do ovo", conclui.
As galinhas que botam ovos caipiras recebem ração de origem 100% vegetal, mas também podem receber outros alimentos complementares de origem vegetal como capim, grãos, hortaliças, frutas e tubérculos.