A maioria dos procedimentos anais, incluindo a cirurgia de hemorróidas, tem cura total em torno de 6 a 8 semanas.
Conheça os diferentes graus da doença hemorroidária:
A ligadura elástica é um dos métodos disponíveis para tratamento da doença hemorroidária interna. Ela é realizada em consultório médico, sem necessidade de anestesia. Realiza-se a anuscopia e é colocado um anel de silicone na base do mamilo hemorroidário, impedindo o fluxo sanguíneo, causando sua necrose (morte).
Hemorroidas ocorrem quando as veias do canal anal se dilatam, produzindo desconforto, dor ou até sangramento.
O ligadura elástica por endoscopia digestiva alta serve para tratar varizes no esôfago antes que causem uma hemorragia, além de servir para ajudar o paciente que sofre uma hemorragia no esôfago devido às varizes, impedindo a perda sanguínea.
O tratamento para hemorroidas externas pode ser feito com medidas caseiras como banhos de assento com água morna, por exemplo. No entanto, remédios anti-inflamatórios ou pomadas para hemorroidas também podem ser úteis no tratamento para aliviar a dor e o desconforto, reduzindo as hemorroidas rapidamente.
Na maioria dos casos, as hemorroidas externas desaparecem em apenas 2 dias com medidas simples como banhos de assento, uso de pomadas, e medidas como evitar ficar muito tempo de pé, e aumento do consumo de fibras e água, para amolecer as fezes.
A trombose hemorroidária acontece principalmente quando se tem uma hemorroida interna ou externa que se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue fique acumulado no ânus formando um coágulo, o que causa inchaço e intensa dor na região anal.
Para tratar a trombose hemorroidária o médico pode recomendar:
Para uso tópico, o policresuleno com cinchocaína é uma ótima opção. A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.
Os anticoagulantes, como a Heparina ou a Varfarina, são a primeira opção de tratamento para a trombose venosa profunda, uma vez que diminuem a capacidade do sangue para coagular, diluindo o coágulo e evitando que se formem novos coágulos em outros locais do corpo.
Praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.
As 5 dicas essenciais para evitar o aparecimento de uma trombose venosa profunda são: