O tectonismo – também chamado de diastrofismo – é um dos agentes endógenos de transformação do relevo terrestre, oriundo da movimentação, inteiração, colisão e afastamento das placas tectônicas.
A litosfera ou manto foi formada a partir da solidificação do magma, a bilhões de anos atrás, e vem se modificando tanto por agentes endógenos quanto exógenos.
Uma das principais características da biosfera é fornecer meios de sobrevivência para os seres vivos. Assim, é uma camada da Terra onde estão agrupados todos os tipos de vidas terrestres, área e aquática. Dentre as camadas da Terra, a biosfera é complementada por outras camadas que se relacionam entre si.
Nesse sentido, embora a Geologia entenda a litosfera como a camada mais externa e sólida da Terra, no sistema terrestre ela envolve tanto essa estrutura como as dinâmicas que nela interferem. Por atmosfera compreende-se a dinâmica climática e dos gases que envolvem a camada de ar da Terra.
A hidrosfera que é a parte liquida do planeta, é dividida em: *águas oceânicas: que formam os oceanos e mares; *águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos.
Toda parte líquida do planeta Terra é denominada de hidrosfera, tendo como maior representante os oceanos. A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos.