Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Quando visitou Listra para tentar converter a população ao Cristianismo, Paulo primeiro curou um homem coxo (por meio de um milagre) e passou a ser reconhecido pelos locais como se fosse a personificação de um deus pagão.
Listra
Listra- s.f.: Traço vertical ou horizontal em uma superfície, lista. Lista- s.f.: Série de nomes de pessoas ou coisas, listagem, inventário, relação, rol.
O desentendimento foi porque Barnabé queria levar João Marcos consigo, e Paulo não queria. Não conseguiram entrar num acordo, e então, os dois se separam. ... João Marcos era uma figura importante naquele momento da caminhada da igreja em Jerusalém.
Barnabé é um dos primeiros profetas e professores da igreja em Antioquia (Atos 13:1). ... Barnabé era natural de Chipre, onde possuía terras (Atos 4:36-37), que vendeu, doando o dinheiro para a igreja em Jerusalém. Quando Paulo regressou a Jerusalém, depois de sua conversão, Barnabé o levou até os apóstolos (Atos 9:27).
João Marcos é uma personagem da Bíblia. Alguns o identificam com Marcos, o Evangelista e com Marcos, primo de Barnabé. Entretanto, não há evidências suficientes para se afirmar que se trate da mesma pessoa. Ele é um dos Setenta Discípulos.
Marcos, primo de Barnabé é um personagem do Novo Testamento, geralmente identificado como sendo João Marcos (e, por consequência, Marcos, o Evangelista). Porém, Hipólito de Roma, em sua obra "Sobre os Setenta Discípulos", trata os três como pessoas diferentes. Ele seria o primo do apóstolo Barnabé.
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em Lucas e Filho de Deus em João. ... Este Evangelho apresenta Jesus como o cumprimento de todas as expectativas e esperanças messiânicas.
Aparentemente, o evangelho de João sugere que ele tinha conhecimento dos Evangelhos Sinópticos, e que nos tais já existia informação suficiente sobre a vida de Jesus como homem, se incumbindo João de mostrar em seu Evangelho, os atributos de Jesus como Deus.
As datas estabelecidas no meio acadêmico, mesmo nos círculos mais liberais, situam Marcos nos anos na década de 70, Mateus e Lucas na década de 80, e João na década de 90.
O relato de João Batista é diferente do dos Evangelhos sinóticos, sendo que neste Evangelho, João não é chamado de "Batista". O ministério de João Batista se sobrepõe com o de Jesus; o batismo de Jesus que ele realizou não é explicitamente mencionado, mas seu testemunho de Jesus é inequívoco e evidente.
Maioria dos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o primeiro dos evangelhos canônicos a ser escrito, servindo como fonte para os evangelhos de Mateus e Lucas.
O Evangelho de Lucas