A concussão é uma alteração da função mental ou do nível de consciência, causada por uma lesão. Uma concussão pode envolver perda de consciência, pode ocorrer sem danos óbvios nas estruturas cerebrais e dura menos de seis horas. (Consulte também Concussões relacionadas a esportes.)
Os sintomas de uma concussão incluem o seguinte:
Os sintomas que podem surgir após uma concussão cerebral incluem: desorientação no tempo e espaço, desequilíbrio, dificuldade de comunicação, falta de concentração, tonturas, sonolência, fadiga, dor de cabeça, irritabilidade, dificuldades de memória, dormência ou formigamento de extremidades, sensibilidade à luz ou ...
Conforme os especialistas, quando há um trauma leve na cabeça, células cerebrais são danificadas, provocando um desequilíbrio químico no cérebro e, em geral, um desmaio. Além disso, os pacientes podem desenvolver confusão, insônia, tontura, sonolência, problemas de memória e forte dor de cabeça.
“Nos casos mais leves, alguns sinais de alerta que indicam a realização dos exames são suspeita de fratura no crânio, saída de sangue ou secreção pelo nariz ou ouvidos, olhos arroxeados, episódios repetidos de vômitos, crises convulsivas, perda de consciência por tempo superior a cinco minutos, entre outros”, pontua.
Os hematomas intracranianos são acúmulos de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio. Os hematomas intracranianos são formados quando um traumatismo craniano provoca acúmulos de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio.
A estrutura craniana é formada por 22 ossos, sendo oito deles da caixa craniana e 14 da face. “Entretanto, a contagem pode aumentar para 28 se considerarmos os três ossículos de cada orelha, que não ajudam a compor o crânio, mas estão contidos nele, no interior dos ossos temporais”, conclui Cardoso.