Um subproduto é um produto secundário ou acidental resultante de um processo de fabricação, uma reação química ou uma via bioquímica, e não é o produto ou serviço primário sendo produzido. Um subproduto pode ser útil e comercializável, ou pode ser considerado um resíduo.
Os principais subprodutos gerados na indústria alcooleira são: Palhagem/Palhiça: Proveniente da matéria-prima; Água de lavagem: Usada excessivamente para o processamento industrial da cana-de-açúcar, a fim de retirar excessos de terra e infecções da cultura; Bagaço: Resíduo gerado na etapa de extração do caldo de cana; ...
A cana-de-açúcar vem sendo considerada como uma das matérias-primas mais importantes da atualidade, pela sua diversidade de materiais produzidos, sendo etanol, açúcar,energia, cachaça, caldo-de-cana, rapadura, além de seus subprodutos, que são totalmente reutilizados, sendo a vinhaça que é destinada a adubação e ...
O bagaço e a palha da cana também servem como combustíveis para a geração de energia elétrica. Atualmente, a maioria das usinas de cana-de-açúcar produzem sua própria energia a partir da queima de bagaço nas caldeiras.
É transformada, através da indústria, em açúcar, álcool combustível e álcool hospitalar, como também em álcool para preparação de remédios. Quanto ao bagaço da cana é reutilizado na queima para produzir energia elétrica, vapor para as caldeiras e também utilizada para adicionar na ração animal, bem como fertilizantes.
Guiné
Atualmente o açúcar produzido no Brasil tem como destino tanto o próprio consumo nacional quanto a exportação para outros países que não produzem açúcar, sendo um dos produtos que o Brasil vende para o mundo.
Resposta. Tinham os senhores de engenho que eram os que comandavam os grandes engenhos e os trabalhadores que colhiam e plantavam cana, esses eram e ainda são chamados de cortadores de cana.
Verificado por especialistas. Eles são chamados de cortadores de cana ou simplesmente trabalhadores rurais,mas também tem o apelido de boia-fria,porque a comida (boia)que eles levam para o campo costumam esfriar antes do almoço.
Geralmente eram empregados especializados como carpinteiros, mestre de açúcar, etc. Curral: abrigava os animais usados nos engenhos, seja para o transporte (produtos e pessoas), nas moendas de tração animal ou para alimentação da população.
A principal pessoa que gerenciava e ditava o ritmo da produção no engenho era conhecida como feitor-mor e sua tarefa era administrar o engenho para o senhor de engenho, dono da produção. Outro ofício bastante importante era o mestre de açúcar, que controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
Basicamente, a produção de açúcar em si, é dividida em 5 etapas:
A produção do açúcar seguia uma lógica de funcionamento nos engenhos coloniais. Existiam duas principais formas de engenho: os movidos ou deslocados por força animal (que eram chamados de trapiches); e os engenhos movidos por força hidráulica, ou seja, movidos pela água (denominados reais).
O caldo da cana extraído nas moendas da indústria é bombeado para a Fábrica de Açúcar passando por diversas etapas de produção. ... O açúcar é centrifugado e lavado com água quente e vapor, tendo como subproduto o mel que poderá ser utilizado no processo de fabricação de etanol.
Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. Esse processo é relativamente simples, basta moer a cana para fazer escorrer o açúcar em estado líquido, o famoso caldo de cana. Se este caldo for fervido, o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar.
A senzala era uma espécie de habitação ou alojamento dos escravos. Elas existiram durante toda a fase de escravidão(entre o século XVI e XIX).
Resposta: No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho.
O Brasil foi o maior produtor de açúcar do mundo nos séculos XVI e XVII. As principais regiões açucareiras eram, a princípio, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.