Sempre utilizo botijões de gás da marca Ultragaz e até poucas semanas atrás não tinha tido nenhum tipo de problema. Cada botijão de gás, em casa, dura entre 2 a 3 meses, dependendo da utilização do forno e aquecedor do chuveiro (ambos abastecidos pelo mesmo botijão P13).
A quarta colocação cabe aos botijões de gás de cozinha. Segundo Zacarias, o peso de um botijão cheio deve girar em torno de 27 Kg. Caso o peso seja inferior a isso, é bom o consumidor desconfiar porque o gás poderá estar abaixo dos 13 Kg previstos em lei.
“Em geral a tara do botijão, que é apenas o peso do casco pesa de 13 a 15,5 quilos, e um botijão cheio deve pesar mais 13 quilos além dessa tara, que está descrita na alça de transporte do botijão”, explicou o gerente.
Peso da tara 4,2 kg. Modelo novo com especificações no vasilhame de acordo com regulamentação do INMETRO.
50 kg
2kg
13 quilos
Consulte uma revenda autorizada para verificar os tipos de recipientes disponíveis na sua região.
Tipos de Botijões de Gás no Brasil
Tipos, usos e capacidades
No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade usada para expressar o volume dos gases é o m3 (metro cúbico).
Os gases são compostos moleculares ou na forma de átomos isolados (gases nobres) com características específicas, entre elas, podemos destacar que não apresentam um volume nem forma definidos, tendendo a ocupar o volume e ficar na forma do recipiente que os contém.
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
Volume molar de gases: volume ocupado por um mol de qualquer gás, a uma determinada pressão e temperatura. Esse valor é resultado de experimentos feitos em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) – 1 atm e 273 K.
Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: a) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros. ... c) nas transformações isométricas, o volume varia, enquanto a temperatura e a pressão permanecem constantes.
Resposta. Devido a quantidade de energia contida nas moléculas no estado gasoso. As moléculas no estado gasoso encontram-se com alto grau de energia cinética o que faz com que essas moléculas tende a ocupar todo o espaço disponível.
Resposta. Pois as moléculas e átomos de substâncias gasosas tendem a se separar e diluir uma das outras,sendo assim ocupando todo o espaço em que se encontra,ja um liquido as moleculas ficam grudados uma nas outras que são atrativamente juntadas por uma força secundaria molecular!