Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.
como fazer
PAPEL ALUMÍNIO: envolva toda a caixa do isopor, por dentro e por fora, essa técnica associada ao gelo vai manter seus geladinhos congelados por mais tempo. CAIXA TÉRMICA: compre uma caixa térmica maior do que o seu isopor, e coloque a caixa de isopor dentro da caixa térmica. Esse método sem dúvida é o melhor de todos.
Para conservar sorvete fora da geladeira retire-o da sua embalagem original com uma espátula e transfira-o para um recipiente de metal fundo, grande e com tampa. Depois, forre o fundo de uma caixa de isopor grande com uma toalha e, com a ajuda de luvas isolantes, coloque cerca de um terço do gelo seco dentro da caixa.
Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída tem prazo de validade de até 3 meses.
Portanto, basta colocar em potes fechados ou embalar a carne e colocar dentro de uma caixa de isopor. Coloque uma quantidade de gelo proporcional à quantidade de carne e feche bem". Vale ressaltar que este gelo não poderá ser usado para outra função. "A carne poderá soltar suco ou até mesmo sangue durante o trajeto.
Peixes, camarões, carnes e produtos frescos Deve-se embalar os alimentos e colocá-los em um isopor ou caixa térmica. É importante que o alimento não tenha contato direto com o gelo, por isso, recomenda-se embalagens a vácuo – até porque, conservam melhor o alimento e evitam mau cheiro.
Para quem estiver transportando também leite, derivados e outros alimentos perecíveis, a orientação é mantê-los longe das carnes para evitar contaminação cruzada. Assim que chegar ao seu destino, leve a carne congelada ao congelador. As peças que forem ser consumidas dentro de 24 horas devem ser alocadas na geladeira.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Cuidados para transportar produtos congelados
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou plástico que possam ser devidamente vedados. Não use embalagens de isopor ou papelão. Antes de congelar qualquer alimento, planeje-se. ... Não deixe que os alimentos fiquem na geladeira por muito tempo antes de serem congelados.
Cuidado com embalagens de isopor na geladeira Visando a conservação dos produtos alimentícios, alguns estabelecimentos utilizam embalagens de isopor. ... Então para guardar o alimento na geladeira, o ideal é retirar da embalagem de isopor e colocá-lo em outra vasilha, dando preferência ao vidro sempre que for possível.
Recipientes aluminizados Pratos, bandejas e folhas de papel alumínio são recomendados para uso caseiro e para conservar congelados por um curto período de tempo, pois são facilmente moldáveis ao formato do alimento. Entretanto, não são hermeticamente fechadas e nem podem ser levadas ao micro-ondas.
Isopor é um tipo de plástico e, de maneira geral, plástico não é bem-vindo no micro-ondas, a não ser nos casos em que a embalagem avisa que é indicada para esse uso. Algumas frutas suportam o calor do micro-ondas, como bananas.
Como aquecer alimentos em recipientes de isopor
Os produtos de Poliestireno Expandido (Isopor®) podem ser utilizados para congelamento de alimentos. Forno: Não. Os produtos Copobras de Polipropileno (plástico) não podem ser utilizados em forno convencional, pois o calor do forno derrete o plástico e você pode acabar perdendo todo o seu alimento.
Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.
Existem algumas variedades de isopor que são seguras para o uso em microondas, pois não derretem ao serem submetidas ao calor emitido pelo aparelho. Esse tipo de embalagem possui um rótulo com essa informação amplamente estampada no recipiente.
Todo mundo já sabe, mas é bom repetir: metais (como o alumínio) não podem ser aquecidos no microondas de forma alguma! Isso pode causar acidentes sérios e inclusive danificar seu forno.
Para não correr riscos, retire a comida da marmita e coloque em um prato na hora de esquentar no micro-ondas e, se for no fogão, coloque em uma panela.
Para não correr riscos, retire a comida da marmita e coloque em um prato na hora de esquentar no micro-ondas e, se for no fogão, coloque em uma panela. Evite o banho-maria, pois o plástico pode derreter. ondas, sua higienização é simples.
Além de econômicas e seguras, as embalagens descartáveis de alumínio oferecem várias aplicações na cozinha, pois podem ser levadas ao forno sem a necessidade de troca de recipientes, sendo utilizáveis até no micro-ondas, seguindo a forma correta.
Acelere o processo de descongelamento de sua marmita no micro-ondas. Selecione a opção de descongelamento no aparelho ou diminua a potência do micro-ondas a 50%, com 10 minutos no timer. Lembre-se de ir pausando quando achar necessário para virar e separar o alimento.
Se você retirar do congelador/freezer direto para o micro-ondas, o tempo para descongelamento e aquecimento é de 3 a 6 minutos (dependendo da potência do micro-ondas e do volume da marmita se for 400g, o tempo é maior). Se você retirar do refrigerador, o tempo pode variar de 2 a 5 minutos.
Nunca use papel alumínio para o congelamento, porque ele não tem aderência, e assim facilita a formação de cristais de gelo, que podem contaminar da comida. Na hora de descongelar, pode ir do freezer direto para o forno ou microondas.
Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. Sim, você precisará ter um pouco mais de paciência, mas em compensação, terá a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.