Variação natural do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califórnia, os pioneiros começaram a dar seus saques e cortadas em 1920.
O vôlei ou voleibol de praia é um jogo disputado numa quadra de areia, dividida na metade por uma rede, por dois ou quatro jogadores. O objetivo é lançar a bola com as mãos e fazer com que ela caia na quadra do adversário. A partida dura dois sets de 21 pontos.
Paul Johnson
O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).
Art. 3º - As Categorias, de acordo com o regulamento Geral, são Masculino e Feminino.
Nas duas modalidades, a rede fica a uma altura de 2,43m na categoria masculina e de 2,24 m na feminina e tem 1 m de largura. O que difere é o comprimento da rede: no vôlei de quadra, são 9,5 m a 10 m de comprimento, com 25 cm a 50 cm em cada lado das faixas laterais; e no vôlei de praia, são 8,5 m de comprimento.
os elementos técnicos do vôlei de praia são: - Equipamentos: bola de vôlei, espaço aberto, arenoso e uma rede que divide o campo em dois lugares. - Jogadores: no mínimo dois jogadores para cada lado, podendo ser homens, mulheres, enfim, qualquer gênero.
Criado em 1895, nos Estados Unidos, por William George Morgan (1870-1942), o primeiro nome do voleibol foi “mintonette”.
Criado no Uruguai, o esporte inicialmente foi chamado de "Indoor Football" O futsal, também conhecido como futebol de salão, teve origem em Montevidéu, no Uruguai, em 1934.
1895
Porém, as informações divergem entre os estudiosos, em 1916 que o voleibol chegou ao nosso país, sendo praticado pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo4. Em 1923, aconteceu à primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1º torneio desse esporte.
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette.
1915
Há estudiosos que indicam 1915: ano em que o voleibol foi jogado pela 1ª vez no Colégio Marista de Pernambuco. Outros dizem que ocorreu em 1916, pela 1ª vez na Associação de Cristãos e Moços de São Paulo. Em 1923, aconteceu a primeira iniciativa para a difusão do voleibol no Brasil, o Fluminense promoveu o 1° torneio.
O Brasil no Vôlei Quando o voleibol foi introduzido no Brasil? Há duas respostas para essa pergunta. Enquanto alguns afirmam que o esporte começou a ser praticado em 1915, num colégio de Pernambuco, outros defendem a tese de que tudo começou em 1917 e creditam o pioneirismo à Associação Cristã de Moços de São Paulo.
O esporte, que é homenageado amanhã, data em que se comemora o Dia Nacional do Voleibol, tornou-se bastante popular, principalmente após as sucessivas vitórias das seleções brasilieiras masculina e feminina. Tanto é assim que até mesmo academias incluíram a modalidade entre as atividades.
2º lugar – Vôlei O esporte foi praticado pela primeira vez no Brasil em 1915, no Colégio Marista de Recife. Os benefícios deste esporte incluem: melhora das capacidades cardiorrespiratórias; fortalecimento do corpo, melhora da coordenação motora; aumento da flexibilidade, entre outros.
O primeiro resultado relevante da Seleção foi a conquista do Campeonato Sul-Americano de 1951, antes mesmo da fundação da Confederação Brasileira de Voleibol.
Atualmente, a quadra mede 18 metros por 9 metros. A primeira rede de vôlei possuía uma altura de 1,98 m (do chão ao bordo superior). Atualmente, ela é colocada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.