Trismo é uma aumento de volume local devido ao edema (inchaço) da cirurgia. Geralmente trato com corticoide por 3 dias e compressa quente.
Portanto, tratamento pode incluir fisioterapia, exercícios para ajudar a melhorar a abertura da boca. Mais recentemente temos como aliado importante no tratamento a aplicação de laser de baixa potência, para diminuir o edema e dor.
O trismo pode ser causado por danos nos músculos e/ou nos nervos responsáveis pela abertura e fechamento da boca para a mastigação e pode ser intra-articular ou extra-articular. Dentre outras, as causas intra-articulares do trismo podem envolver: Desarranjo interno ou luxação da articulação temporomandibular.
Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.
Interessante quando um sinal pode ter vários problemas envolvidos. Assim é com o trismo. A Academia Americana de Dor Orofacial define trismo como mioespasmo dos músculos da mastigação que causa especificamente abertura bucal limitada./span>
Veja a seguir: