Uma célula muscular possui determinada quantidade de ATP que pode ser usada imediatamente, mas isto é suficiente para durar apenas cerca de três segundos.
As ligações de alta energia da CP (fosfocreatina) liberam aproximadamente 13kcal/mol enquanto o ATP (adenosinatrifosfato) libera 11kcal/mol no músculo ativo. Sendo assim, o mínimo gasto de ATP pela fibra muscular utiliza a energia proveniente da CP para a síntese imediata de mais ATP. ...
O aeróbico é aquele que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura e de longa duração. Já o anaeróbico, não utiliza o oxigênio sendo de alta intensidade e curta duração.
Nome dado aos microrganismos que vivem sem ar ou sem oxigénio e que procuram a energia necessária na fermentação da glucose e de outros produtos. O que pode viver sem oxigénio, mas que habitualmente vive na sua presença. ...
A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é que o primeiro utiliza oxigênio como principal fonte para a produção de energia nos músculos. Já o anaeróbio faz uso de carboidratos durante a prática de exercícios de alta intensidade e curta duração.
Segundo o American College Sports and Medicine (ACMS), a recomendação para a prática do exercício aeróbico é de 30 a 60 minutos de intensidade moderada, por 5 vezes na semana; ou de 20 a 60 minutos de atividade mais intensa, por 3 vezes na semana.