Um grande número de livros textos de Medicina Legal indica que através da evolução cromática da equimose seria possível estimar há quanto tempo ocorreu a lesão que a produziu. Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias.
Causas. Geralmente é causada por um golpe (contusão), mas também pode ser causado por distúrbios de coagulação ou por uma virose. As que surgem à distância resultam da migração do sangue extravasado ou por aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem, por exemplo, sangramento em conjuntivas oculares.
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
3 dicas simples para tirar roxo da pele
1º passo) Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ; 2º passo) Use um creme com ativos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C; 3º passo) Aplique uma camada de filtro solar com cor para uniformizar o tom de pele e proteger a região do escurecimento das manchas e formação de novas marcas.