Floresce de novembro a fevereiro; em março surgem pequenos frutos duros, semelhantes a coquinhos, que portam sementes finas como grãos de areia. A germinação por sementes é trabalhosa, prefira a propagação por estacas ou compre logo uma muda, facilmente encontrada em casas de jardinagem.
Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. ... Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres.
Espécie pioneira deste bioma, pode-se dizer que ela é típica da floresta ombrófila densa da encosta atlântica. Conhecida por outros nomes populares como cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma e pau-de-flor, ela geralmente floresce entre os meses de novembro e fevereiro, em pleno o verão.
As podas de limpeza e manutenção devem ser realizadas após a floração, geralmente no mês de novembro. E caso note folhas amareladas ou secas no Manacá da Serra procure saber se a planta está sendo regada adequadamente e adubada no período certo.
No caso dos vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais) e a terra que envolve a planta deve ser trocada a cada dois anos. De acordo com Heib, o manacá-de-cheiro é uma planta que aceita muito bem as podas. O arbusto pode ser limpo após o outono, quando a planta se prepara para entrar em dormência.
O manacá-de-cheiro em vaso precisa ter espaço para o desenvolvimento das raízes, ou seja, é indicado usar um vaso grande e profundo; Quanto ao substrato, precisa ser rico em matéria orgânica e a terra deve ser trocada a cada 2 anos; A rega do manacá-de-jardim em vaso precisa acontecer de 2 a 3 vezes por semana.
Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. Como adubar essa planta: ➜ Preparar a cova de plantio misturando 20 litros de esterco de gado bem curtido. Se preferir usar adubo mineral, aplicar 10 colheres de NPK 4-14-8.
Esta planta é um arbusto cujas raízes são utilizadas tradicionalmente como estimulante do apetite, contra disfunções hepáticas, reumatismo, dores musculares, de estômago e de cabeça e as folhas desta planta podem ser utilizadas como depurativo do sangue, em afecções renais e hepáticas.
Recomenda-se fazer a poda sempre após a floração, deixando sempre algumas folhas para a árvore continuar sobrevivendo, se possível utilizar uma tesoura bem afiada e em seguida utilizar calda bordaleza para a cicatrização e evitar fungos.
A ervilha de cheiro precisa ser cultivada em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. Condições de sol: pleno. A planta aprecia temperaturas amenas, mas desenvolve-se melhor em clima subtropical e mediterrâneo. Não tolera muito calor ou muito frio, especialmente com geadas.
L. Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta (legume) da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos....Ervilha.
Lathyrus odoratus ou ervilha de cheiro é uma espécie de planta com flor pertencente à família Fabaceae. A autoridade científica da espécie é L., tendo sido publicada em Species Plantarum 2: 732. 1753.
A cada 3 meses faça a adubação com o Substrato Fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador para estimular a floração usando 200 gramas por pé! As sementes de ervilha borboleta azul se formam a partir de vagens que são produzidas em abundância pela planta quando adulta, no curso das floradas.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo arenoso e fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante adaptada a condições áridas. Propagação: multiplica-se por sementes. Pode ser utilizada em jardins, atraindo bastante abelhas ou também como flor de corte.
Plante a muda em um vaso grande, com uma mistura de terra e composto orgânico em partes iguais. A cada seis meses, acrescente húmus de minhoca ou esterco bem curtido para que o arbusto cresça mais saudável.
Cultivo. Precisa ser cultivada com auxílio de tutor, sejam arames, treliça ou bambu, pois tem crescimento em espiral ao redor do suporte (não possui gavinhas). É uma planta parceira do jardim, pois suas raízes fazem associação com microrganismos e têm a capacidade de fixar nitrogênio no solo, ou seja, são adubos verdes ...