No pré modernismo os autores começam a focar mais no regionalismo brasileiro e a dar destaque à sociedade nordestina e seus desafios. A linguagem torna-se menos robusta e mais livre. Os principais autores dessa época foram Graça Aranha, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
Pré-Modernismo Didaticamente pauta-se por critérios cronológicos e está compreendido entre 1902 – ano da publicação de Os sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), e de Canaã, de Graça Aranha (1868-1931) – e 1922 – ano da realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo.
Indique a alternativa correta. a) Para muitos estudiosos, o Pré-Modernismo não é uma escola literária. b) O Pré-Modernismo teve início da Semana de Arte Moderna, em 1922. ... e) Dentre as principais características do Pré-Modernismo, podemos citar a liberdade de expressão, a imprecisão e a espontaneidade.
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo1904
Formou-se Bacharel em Direito, na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em 1904 e atuou como Promotor Público no município de Areias, São Paulo, durante sete anos.
José Bento Renato Monteiro Lobato
José Bento Marcondes Lobato
Resposta. O dia 18 de abril foi dedicado ao livro nacional infantil. Por uma razão simples e significativa: naquele dia nasceu em Taubaté, interior paulista, o maior nome da literatura infantil brasileira: José Bento de Monteiro Lobato. Monteiro Lobato veio ao mundo em 1882.
Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.