Valores normais: Tempo de coagulação 5 a 15 minutos. Retração: inicia 1 hora após haver coagulado, observando se uma retração de 50 %. Valores anormais: Hiperfibrinogenemia, anemia, fibrinólise secundaria. Tempo de coagulação prolongado: deficiência de fatores da coagulação, presença de anticoagulantes.
Após a extração de um dos dentes permanentes, a boca formará um coágulo sanguíneo no local de onde o dente foi removido. Esse coágulo é vital pois ajuda a proteger as terminações ósseas e neurais na cavidade vazia do dente.
A curetagem serve para: estimular sangramento dentro do alvéolo (buraco), retirar alguma lesão existente no periápice e/ou certificar-se de ter removido todo o dente (se este se se envontrar em péssimo estado e não for possivel a sua "montagem" na mesa). Para o paciente essa curetagem não interfere em nada.
Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.
Como fazer a limpeza corretamente de clorexidina 0,12% podem ser utilizados até 10 dias após a extração. Além disso, o uso de água oxigenada 10 volumes também pode ser indicado na higienização e no caso de pequenos sangramentos pós operatórios”, explica.
Apenas lave a boca com água, banhando a área operada cuidadosamente e cuspa para remover a espuma da pasta de dentes. Assim, é possível evitar possíveis sangramentos.
Escovar os dentes sempre depois de comer, mas evitando passar a escova no local onde estava o dente; Evitar fumar, pois os químicos do cigarro podem aumentar o risco de infecções na boca; Fazer bochechos suaves com água morna e sal 2 a 3 vezes por dia, após 12 horas da cirurgia, para eliminar o excesso de bactérias.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles( gengiva). Uma cicatrização completa(formação de osso)poderá demorar cerca de dois meses ou mais.
Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.
Os antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, eliminam e ajudam a controlar o crescimento de bactérias na boca e podem ser usados sob a forma de comprimido ou como enxaguante bucal. Geralmente são utilizados após a curetagem para manter os dentes limpos e garantir que todas as bactérias foram eliminadas.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
Neste post, você entendeu o que é, quais são as causas e as principais consequências da periodontite, provocada pelo avanço de uma infecção bacteriana na gengiva. Quando não tratada, a doença pode levar à perda da dentição, fator que prejudica tanto a aparência quanto a função do sorriso.
Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.
A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes. O profissional atuante nessa área é o periodontista.
O tratamento da periodontite deve ser realizado de acordo com as causas subjacentes e do estadío da doença. Muitas vezes, o tratamento para este problema periodontal passa pela remoção e controlo da placa bacteriana e tártaro.
A periodontite – conhecida popularmente como piorréia – é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes que se dá, principalmente, pelo acúmulo de bactérias nestas regiões. Ela é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas.
A amoxicilina vem sendo a escolha principal para o tratamento da doença periodontal devido à sua considerável atividade contra vários patógenos periodontais. O metronidazol atua inibindo a síntese de DNA, resultando em morte celular, afeta especificamente a parte da microbiota bucal anaeróbia, inclusive o p.
A limpeza feita no consultório é de extrema importância. Existem alguns meios de fortalecer os dentes, um deles é o consumo de vitamina D e juntamente com o cálcio fortalecem os dentes e a estrutura óssea. Interessante saber que a vitamina D elimina as bactérias que os danificam.