Quanto Tempo Deve Marinar O Peixe?

Quanto tempo deve marinar o peixe

Deixar a carne marinando significa colocar o ingrediente escolhido (carnes vermelhas, aves ou peixes) de molho em um líquido com temperos para que ele fique ainda mais saboroso, suculento e até tenha sua textura alterada.

Ácidos

DICA EXTRA: se você quiser sabores diferenciados, experimente shoyu, mel e até mesmo mostarda. A combinação destes ingredientes favorece e agrega muito sabor ao peixe!

Quando você não escolhe ingredientes certos e simplesmente mistura algumas especiarias, pode acabar com um sabor forte demais ou insosso. O tempero para peixe guarda alguns segredos, mas nada complexo demais e você aprenderá cada macete.

Depois de escolher aquele mix caprichado de temperos para peixe, que deixará o peixe com um cheiro sensacional, vamos misturar:

Mais lidas

Mais lidas

Tire o máximo de proveito desta forma de cozinhar – que é o método preferido para cortes grandes e suculentos de carne e, também, para todo o tipo de peixes -, com calma e sempre sem pressas. Por beneficiarem de longos tempos de cozedura, a temperaturas baixas, estes são pratos mais associados aos fins-de-semana ou às épocas festivas, e não é para menos: com pouca atenção e mais liberdade para estar com os convidados, consegue mesmo obter o prato perfeito.

Agora, caso planeje fazer peixe para semana santa, a conversa muda por completo. Você deve sempre considerar que quanto maior o peixe, mais tempo ele deve ficar marinando.

► Curiosidade

Em uma frigideira pequena toste rapidamente as 3 sementes. Em seguida coloque no liquidificador as sementes tostadas, os dentes de alho, o gengibre, o suco de limão, a páprica, a cúrcuma, o Garam Massala, o sal, o leite de coco e bata até obter uma mistura bem homogênea. Distribua as sobrecoxas de frango já temperadas em um refratário retangular grande, despeje por cima a Marinada Indiana, cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por, no mínimo, 12 horas.

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture tudo para obter uma pasta homogênea. Espalhe este creme em cada pedaço de frango ou peixe e deixe marinar por pelo menos 2 horas.

Evite misturar muitos temperos (3 no máximo), pois haverá conflito no sabor. As ervas aromáticas também devem ser em poucas quantidades. Saiba que o coentro ou alecrim são fortes no sabor.

Mais notícias

Mais notícias

Uma das técnicas mais antigas da gastronomia, a marinada consiste em deixar algum ingrediente imerso em um líquido ácido (vinho, vinagre, entre outros) e temperos variados. O processo de marinar algum ingrediente serve para transformar a sua textura e adicionar um sabor acentuado.

Não existe uma regra certa para a marinada e você pode adequá-la de acordo com seu paladar. Veja o que mais combina com a carne escolhida e construa os sabores com calma e paciência.

As visitas chegam a qualquer momento, mas na correria do dia anterior você esquece de marinar o peixe. Muitas pessoas desistiriam da receita de peixe, mas não aqui e não comigo te dando as dicas.

Escolhendo os ingredientes

A marinada é um técnica para deixar as carnes mais saborosas e macias. Funciona assim: você coloca a peça da sua preferência em um líquido como água, vinho, cerveja ou suco de frutas junto com outros ingredientes como ervas e temperos. Depois, é só deixar a peça descansando no líquido por algumas horas. Quanto maior o tempo de marinada, mais a carne ficará saborosa.

Antes de escolher o líquido que usará, é necessário saber se você quer algo ácido ou básico. Os meios ácidos ajudam a amaciar as fibras de carnes mais firmes, já os básicos agregam untuosidade e maciez aos cortes. Apesar das duas opções, os ingredientes ácidos são os mais comuns.

Em seguida, sugerimos que você use a tilápia, por ser um peixe branco com sabor suave. Mergulhe o filé na mistura preparada e coloque o recipiente na geladeira. Deixe entre 15-30 minutos e retire.

Popular

Para te ajudar a fazer um prato pra lá de saboroso, o Guia da Semana te trouxe 10 receitas de marinadas para peixes, carnes e aves! Confira:

O assado é uma das técnicas de cozinha mais simples e deliciosas, uma vez que requer pouca ou nenhuma atenção durante o processo de cozimento. Mas, mesmo assim, é preciso ter em conta estas dicas para assar peixes, carnes e aves para obter pratos deliciosos, ricos e cheios de sabor.

Cozido e preparados peixes podem ser mantidos por 2 dias em pote hermético no fundo da geladeira. Peixe se não for consumido rapidamente é melhor cozinhá-lo. Caldo e sopas de peixe (a serem colocados em uma garrafa de vidro ou plástica fechadas) podem ser consumidos dentro de 48 a 72 horas.

Qual o melhor vinho para acompanhar camarão?

Para pratos com molhos amanteigados e cremosos, a melhor opção são os vinhos Chardonnay. Já para molhos com temperos mais potentes, com pimenta ou agridoces, a melhor escolha são os vinhos mais florais e adocicados, como o Riesling. Quem gosta do camarão apenas salteado ou com ervas pode apostar em um Sauvignon Blanc.