O tempo médio orientado entre a cirurgia e o início da atividade sexual varia de 6 a 8 semanas, mas alguns cuidados inicalmente devem ser tomados: travesseiros podem ser utilizados para conforto e apoio e algumas posições devem ser protegidas, tais como não flexionar o quadril acima de 90 graus e não cruzar as pernas.
Os principais sintomas de uma luxação do quadril são:
Se a prótese estiver bem posicionada e o paciente for bem orientado pelo seu médico, poderá andar de bicicleta. Isso não se aplica a todos os pacientes. Seu médico deve te orientar, pois em alguns casos há risco de luxação.
Sim, sem dúvida atividade física moderada, como esteira, natação, andar, bicicleta, normalmente não interferem com a vida útil da prótese, pelo contrário, uma articulação estável com boa musculatura, provavelmente protege a prótese.
Nos casos em que a indicação é a artrose do quadril, normalmente os pacientes são idosos, com mais de 60 anos. Porém pacientes mais jovens também podem receber indicação de artroplastia e nesses casos, sequelas de doenças da infância e osteonecrose da cabeça do fêmur são algumas das indicações mais comuns.
Para dormir, escolha o lado da cama correspondente ao quadril operado. Posicione-se de costas para a cama, apoie os braços e nádegas e utilize travesseiro entre as pernas. Em seguida, incline o tronco para trás e arraste as pernas para a cama com cuidado.
Risco de coágulos Como todo procedimento cirúrgico, porém, a prótese de quadril traz riscos. Um deles é a formação de coágulos, que, se viajarem pela corrente sanguínea e chegarem aos pulmões, podem provocar embolia e matar. Outras complicações possíveis são infecções e danos a nervos e artérias.
Recuperação total pode levar até 1 ano. Seguir as orientações corretas e ter cuidado com movimentos que exigem mais esforço podem agilizar o processo. Pós-operatório de qualquer tipo de cirurgia pode ser complicado se o paciente não seguir corretamente as instruções dos especialistas.
Com todas estas variáveis, sabemos que o custo para o paciente de uma cirurgia para colocação de prótese de quadril pode variar de Zero, para aqueles pacientes que fazem a cirurgia pelo SUS, até mais de R$100 mil para pacientes que fazem a cirurgia totalmente particular, nos melhores hospitais do Brasil, com próteses ...
A complicação mais freqüente foi rigidez, que ocorreu em nove (7,5%) artroplastias, seguida de embolia pulmonar com trombose venosa profunda e problemas com a ferida operatória em cinco (4,2%), óbito em três (2,5%), soltura do componente patelar, neurite do ramo infrapatelar do nervo safeno e distrofia simpático- ...
A cirurgia artroscópica de joelho, quando realizada por cirurgião experiente e habilidoso, usando os instrumentais cirúrgicos e equipamentos de última geração, dura poucos minutos no caso das lesões meniscais e pode durar até 50 minutos na reconstrução de um ligamento.
O tempo de cirurgia varia de acordo com os procedimentos necessários (por exemplo se existe ou não a necessidade de sutura do menisco), tipo de procedimento ou enxerto a ser utilizado e experiência do cirurgião. Normalmente pode levar entre 30 minutos e 90 minutos.
O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico, sob anestesia. Os tipos de anestesia mais utilizados nessa cirurgia são os bloqueios regionais (tipo raquianestesia e o bloqueio peridural) que podem ou não ser realizados de forma conjunta com uma sedação profunda ou anestesia geral.
O cirurgião faz uma incisão (corte) no joelho para a retirada do enxerto escolhido (tendão dos músculos flexores ou patelar, normalmente) e este é preparado para que possa substituir o LCA. Após isso o ortopedista inicia a parte artroscópica da cirurgia, realizando dois pequenos furos na frente do joelho.
Conheça os Principais Tipos de Cirurgia de Joelho