EQST

O Que Concedida A Medida Liminar?

O que é concedida a medida liminar?

No mundo jurídico significa que na primeira fase do processo (fase que antecede a sentença), há apreciação liminar do juiz daquilo que está sendo levado ao Judiciário. O objetivo da medida liminar é assegurar um direito que pode, ou não, ser reconhecido ao final em sentença.

Quanto tempo demora para derrubar uma liminar?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas em até 72 horas da propositura da ação, podendo inclusive serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

O que acontece quando uma liminar é cassada?

Consoante jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça, uma vez cassada a liminar ou cessada sua eficácia, voltam as coisas ao statu quo ante, ou seja, desde a data da liminar, sendo certa a incidência de juros de mora e correção monetária desse período.

Como derrubar uma liminar de guarda provisória?

A decisão interlocutória que determina a busca e apreensão de menor para transferência de guarda provisória pode ser impugnada por agravo de instrumento, pois se trata de uma das hipóteses de tutela provisória previstas pelo artigo 1.

Quanto tempo demora para se julgar uma liminar?

180 dias

O que é uma liminar cautelar?

Segundo nosso entendimento, a liminar do processo cautelar é medida que deve ser concedida antes da citação da parte requerida, quando houver o risco exatamente dessa citação tornar ineficaz o provimento jurisdicional cautelar final (sentença cautelar).

Quais são os requisitos para concessão da tutela de urgência?

A tutela de urgência exige demonstração de probabilidade do direito e perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo (artigo 300). A tutela da evidência independe de tais requisitos, porque ela é uma tutela “não urgente” (artigo 311).

Quais os requisitos que deve estar presentes na petição do advogado para que o juiz possa deferir a tutela provisória cabível?

299 que a tutela provisória será requerida. Ainda no que diz respeito aos requisitos genéricos para concessão de tutela provisória, é necessário que a parte apresente probabilidade do direito alegado.

Como deve agir o magistrado para impor a efetivação da tutela provisória?

A competência para a concessão da tutela provisória será daquele juízo competente para conhecer da pretensão principal, portanto, o requerimento da desejada tutela provisória será dirigido ao órgão julgador apto ao conhecimento da tutela definitiva, podendo o magistrado determinar as medidas que considerar adequadas ...