A Vatairea macrocarpa é uma planta da família das Leguminoseae, é uma arvore brasileira, típica do cerrado, campo cerrado e cerradões, sua casca é utilizada popularmente para o tratamento da diabetes e diversas outras patologias, conhecida popularmente como maleiteira, angelim-do-cerrado e amargoso.
Também conhecido como Paricá, essa planta é uma das grandes fornecedoras de tanino. Possui efeito medicinal: seu fruto, comprido e semelhante ao couro, possui uma casca amarga, adstringente, alterante, depurativa e hemostática, sendo útil nas leucorreias e gonorreias, agindo, ainda, sobre as fibras do útero.
Para a produção de mudas de angelim, deve ser usado um substrato contendo solo + esterco (2:1) e/ou solo + areia + esterco (1:2:1) em sacos de polietileno 15x20 cm, mantidas em ambiente protegido com tela sombrite 50%, para posteriormente serem transferidas para ambiente de pleno sol.
Significado de Angelim substantivo masculino Semente de algumas espécies de andira, empregada como vermífugo. Espécie valiosa da flora sul-americana, é, talvez, a árvore mais alta da Amazônia, de onde é natural. Atinge 60m de altura, com tronco de até 3m de diâmetro.
Propriedades medicinais: anti-helmítico, drástico, emético, febrífugo, laxante, narcótico, piscicide, purgativo, veneno. Indicações: úlcera, vermes. Parte utilizada: casca do tronco.
A planta Cumaru possui várias propriedades medicinais, que conferem vários benefícios no combate às diversas doenças, seguem alguns: Cardiotônica: atua como tonificante do coração. Antiespasmódica: melhora quadros de cólica uterina. Antiasmático: alivia os sintomas da asma.
PRESERVAÇÃO: alburno muito fácil e cerne difícil de preservar com creosoto e com CCA-A, em tratamento sob pressão. USOS: Usado em construções pesadas, na carpintaria, marcenaria, na construção naval, carrocerias, pisos industriais, assoalhos, dormentes, cabos para ferramentas.
Esta espécie possui três tipos distintos: Angelim Pedra, Angelim coco e Angelim amargoso. Destes, o primeiro é o mais comum, durável e por isso, o mais utilizado e será o foco principal este artigo. A Madeira Angelim pedra provém da árvore de mesmo nome, identificada cientificamente como Hymenolobium petraeum Ducke.