"Para a limpeza completa, esperar 6 horas com a piscina filtrando. Para a manutenção, deixar a piscina filtrando e entrar depois de 2 horas", explica a equipe da República Materiais. O cloro é uma substância volátil, ou seja, que vai sendo consumida (evaporada) com o passar do tempo.
Deixe a garrafa de água aberta por 24 horas Essa técnica é para os dias menos ensolarados. Dessa vez, você vai deixar uma garrafa de água aberta com o paninho no bocal durante 24 horas para que o cloro no estado gasoso possa se dissipar.
É permitido curtir praia, piscina ou bronzear-se somente um mês após a tatuagem ter sido feita. Para que não quer fugir do sol, o ideal é usar um bloqueador solar fator 50 após a cicatrização.
Evite frequentar praia e piscina com a tattoo recém-feita A médica afirma que as tatuagens recentes devem ser protegidas com curativos hipoalergênicos e com fotoproteção. Além disso, evite a exposição solar por cerca de 30 dias, até saírem todas as casquinhas.
Molhar a tatuagem no banho de banheira não tem problema, mas a tatuagem quando imersa na água vai ocorrer o efeito de "murchar", assim como os dedos ficam "enrugados" ou "murchos", isso precipita a casca a soltar de maneira inadequada e ocasiona falhas na tatuagem e perda de pigmento.
O protetor solar só é indicado após a cicatrização completa da tatuagem, o que dura cerca de 30 a 40 dias. Antes disso, é indicado não usá-lo, nem ir à praia ou fazer algum tipo de bronzeamento artificial.
“Evitar o sol também é importante porque, enquanto a tatuagem ainda está cicatrizando, não se deve utilizar protetor solar, pois o pigmento branco do produto pode causar um visual opaco na tattoo, além de interferir na cicatrização. O uso é indicado apenas para depois que saírem as “casquinhas””, alerta a profissional.
Depois de cicatrizada, pode-se usar um protetor solar sobre as sobrancelhas. Isso vai proteger a pele da radiação solar e fazer com que o pigmento desbote menos com o passar do tempo.
Pode utilizar sim. Iruxol, Kollagenase, géis de silicone como Skin Matix Ultra, Kelo Cote ou até mesmo calmantes da pele como o cicaplast Baume. Dê preferência por aquilo que foi orientado pelo profissional que executou a micropigmentação.
Cuidados pós procedimento
Se esse foi o seu caso, você pode com cautela tentar usar um cotonete embebido em água oxigenada volume 10 e colocar em cima da área que deseja clarear. Na teoria, isso deve clarear o pigmento, depois é só enxaguar a região e fazer o uso do protetor solar.