É a primeira vez que você vai fazer uma profilaxia, a famosa limpeza nos dentes realizada no consultório dentário. É um procedimento bem tranquilo que vai deixar seus dentes mais saudáveis e a boca com aquela sensação refrescante. O resultado é mesmo incrível, mas não se esqueça que depois de passar pelo tratamento existem alguns cuidados que todo dentista costuma recomendar ao paciente. Quer saber quais são? O especialista Max Ferreira explica.
O fio dental pode ser usado normalmente no dia seguinte, mas seja cuidado. Você pode enxaguar a boca após cerca de 48 horas, esse tempo de espera dá ao tratamento tópico com flúor a chance de se unir ao esmalte do dente.
Política de privacidade para crianças
Para minimizar o problema, coloque compressas de gelo nas bochechas para controlar o inchaço. No entanto, se o inchaço for excessivo, você deve entrar em contato com seu dentista para encontrar outras soluções.
Para saber mais informações sobre doenças gengivais e procedimentos de limpeza profunda dos dentes, o ideal é você comparecer a uma consulta odontológica em uma clínica ou dentista mais próximo de você, um dentista conveniado do seu plano dental ou no posto de saúde do seu bairro (dentista gratuito).
Além de manter a escovação e o uso do fio dental em dia, é preciso visitar regularmente o dentista. Além de manter as bactérias longe dos dentes e gengiva, é importante cuidar da imunidade, adotando uma alimentação e um estilo de vida saudável.
A melhor forma de clarear os dentes é fazendo um clareamento de consultório com laser ou ácido. Para saber a melhor opção para você, consulte seu (a) dentista.
Vale mencionar que ao observar que você tem qualquer anomalia na gengiva além de cárie e tártaro, optar pela limpeza dentária profunda dos dentes é uma das melhores soluções para se livrar de uma possível gengivite. A gengivite é uma condição crônica que piora com o tempo.
A limpeza dental, ou profilaxia, é um procedimento feito em consultório odontológico que higieniza a superfície dentária. Ela tem como objetivo remover toda a placa bacteriana e raspar o tártaro, prevenindo assim complicações como gengivite e cáries.
Talvez você goste de colocar um pouco de molho picante nos alimentos que come durante o dia, mas depois de extrair um dente, a melhor coisa a fazer é deixar o molho de lado e ir com calma.Se você já sentiu a ardência de uma pimenta, sabe que os alimentos condimentados podem irritar a gengiva e a boca. E como a irritação externa é a última coisa que você quer sentir durante a cicatrização da boca, é melhor esperar até que o dentista diga que está tudo bem antes de desfrutar de seus temperos favoritos. Da mesma forma que os alimentos condimentados, os alimentos ácidos podem irritar a boca após a extração dentária e também devem ser evitados.
Depois de fazer a restauração de um ou mais dentes, a dor e a sensibilidade dos dentes pode durar por horas ou até dias após o procedimento. Isto faz com que a ingestão de sólidos e líquidos seja desconfortável
Leia mais: Odontologia: entenda os exames e especialidades
Durante a primeira semana após a extração do dente, evite aperitivos crocantes, mesmo aqueles que podem ser frios ou não tão duros. Além de serem difíceis de comer quando a boca está dorida, também há o risco de alguns pedaços ficarem presos no alvéolo dentário. Coma apenas alimentos moles até o seu dentista dizer o contrário.
Fumantes e pacientes que utilizam aparelho ortodôntico ou com diagnóstico de alguma complicação bucal, por exemplo, podem precisar de visitas mais frequentes, com um espaço de tempo mais curto.
Para relembrar, uma limpeza dentária profunda é um procedimento não cirúrgico realizada especialmente em pessoas com sinais precoces de doença gengival, como vermelhidão excessiva, gengivas inflamadas, sensibilidade dentária excessiva, inchaço, sangramento nas gengivas, retração gengival, etc.
* Vale ressaltar que o procedimento de limpeza profunda dos dentes só é adequado para pacientes com sinais precoces de doença gengival e não periodontite avançada.
Nos estágios iniciais, a doença gengival pode ser revertida com um processo simples de limpeza profunda dentária não cirúrgica. No entanto, se não houver uma ação prontamente, a doença na gengiva pode levar à periodontite, necessitando de tratamentos cirúrgicos mais complexos e caros.
não importa como sua limpeza foi feita, recomendamos aderir a alimentos que não correm o risco de manchar os dentes, pois eles são um pouco mais permeáveis após uma limpeza.
Para manter a saúde bucal em dia, recomenda-se a limpeza dos dentes a cada seis meses, em consultório odontológico. Independentemente de uma boa higienização bucal, com enxaguante e fio dental por exemplo, nossa boca tende a acumular tártaro e placa bacteriana.
A raspagem dos dentes é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo causar gengivite ou doenças mais sérias. A raspagem dental tem como objetivo remover o tártaro e tratar a gengivite.
A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.
O tártaro só pode ser removido no consultório Com a ajuda do uso do fio dental, escova ideal e o creme dental, o paciente que segue as etapas da limpeza bucal consegue ficar livre desse acúmulo. Enquanto a placa bacteriana pode ser eliminada com esses cuidados, o mesmo não acontece com o tártaro já formado.
A raspagem pode ser um tratamento indicado nas situações em que o paciente sofra com:
A raspagem consegue remover todo o tártaro Este tratamento é chamado de supragengival. Já o tártaro que fica escondido abaixo da margem da gengiva são retirados com a raspagem subgengival.
Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio exercerá um papel eficaz na eliminação das placas e também dos tártaros. Para tal, basta molhar a escova de dente e polvilhá-la com bicarbonato de sódio. Em seguida, escove bem os dentes com ela. Depois basta enxaguar e repetir o procedimento 2 vezes por dia.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.