Após a realização do exame, é normal que a vagina fique sensível pelos próximos dois dias. Se houver a necessidade de biópsia, pode ocorrer sangramentos leves na região. Além das recomendações do seu médico, durante uma semana é necessário evitar: ducha vaginal, relações sexuais e o uso de absorvente interno.
O procedimento não causa dor, mas a paciente pode sentir um pequeno incômodo devido à colocação do espéculo ou à aplicação do líquido. Por isso a sensação de ardência leve ou cólica passageira é esperada.
É procedimento simples, tranquilo, com mínimo desconforto ou dor. Para a correta cicatrização do colo uterino você não poderá ter relações sexuais por 7 a 10 dias. Sempre siga as orientações do seu médico.
A biópsia do colo do útero é uma das formas de diagnosticar se você tem câncer do colo do útero ou células que podem, um dia, se transformar em câncer. Ela geralmente é recomendada pelo ginecologista se o resultado do seu exame papanicolau mostrar alguma alteração.
Cervicite crônica e metaplasia escamosa imatura: esses dois elementos são encontrados em colos normais e não significam nenhuma alteração. Pólipo endocervical: os pólipos endocervicais são lesões benignas de colo que podem cursar com sangramentos durante as relações sexuais.
A biópsia do útero é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. O que pode indicar crescimento irregular do endométrio, câncer do colo de útero e infecções. Para a realização deste tipo de biópsia é utilizado anestesia local.
O resultado é dito positivo ou anormal quando são identificadas alterações no tecido uterino, podendo ser indicativo de pólipo uterino, crescimento anormal do tecido do útero, câncer do colo de útero ou infecção por HPV, por exemplo.
Nesse tipo de biópsia, em primeiro lugar o colo do útero é examinado com um colposcópio para detectar as áreas anormais. Em seguida com auxílio de uma pinça de biópsia é removida uma pequena porção da área anormal sobre a superfície do colo do útero. Esse procedimento pode causar cólicas leves, dor e algum sangramento.
Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero
Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.