Antes de sua morte, José pediu para ser enterrado na terra de Canaã, pois era a terra que Deus havia dado a Abraão e, por herança, aos seus descendentes. O povo de Israel somente saiu da escravidão no Egito após 215 anos (a contar da descida de Jacó ao Egito para encontrar-se com José) tendo sido libertado por Moisés.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".
A história de José, um adolescente hebreu que aos 17 anos fora vendido como escravo no Egito e veio a se transformar no segundo homem mais poderoso do país, abaixo apenas do faraó, é o tema da lição da manhã deste domingo na Escola Bíblica (EBD) da Igreja Batista Betel, em Jaraguá.
Em "José do Egito", José (Ricky Tavares) é enviado pelo pai para supervisionar o trabalho dos irmãos e acaba vendido como escravo em cena prevista para ir ao ar hoje (27), na Record.
Potifar (também grafado Putifar) era um eunuco e general de exército egípcio que comprou José, filho de Jacó, como escravo.
Segundo os estudiosos da Bíblia, José deve ter sido governador do Egito na época do Faraó Apopi I. Apopi (Ipepi na língua egípcia antiga) foi um faraó pertencente à linhagem dos hicsos que governou o Baixo Egito durante a dinastia XV e o final do segundo período intermediário.
Os faraós do Egito eram considerados deuses vivos, tinham poder militar e político ao seu dispor....Estes foram os cinco maiores faraós do Egito