As moscas volantes geralmente não necessitam tratamento. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar. Uma avaliação com o oftalmologista poderá indicar se há ou não indicação de tratamento.
O que é Escotoma e quais as causas. O escotoma caracteriza-se pela perda total ou parcial da capacidade de visão de uma região do campo visual, que geralmente se encontra rodeado por uma área onde a visão está preservada.
As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento. Isso acontece pois alguns lugares de onde o vítreo descola da retina têm uma tendências maior a gerar uma opacidade no gel transparente que é o vítreo.
Qual o motivo de enxergar com um pontinho preto passando na frente da visão? A causa mais comum de enxergar um pontinho preto que flutua na frente da visão é o descolamento do vítreo, uma gelatina que preenche o olho por dentro. Este é um processo natural que geralmente não apresenta perigo para a visão.
Estes pontos pretos são chamados de moscas volantes. O termo veio do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão "muscae volitantes" para descrever esse problema oftalmológico.
As chamadas moscas volantes são pequenas frações de vítreo condensadas (grumos), formadas quando esse gel do globo ocular se solta da retina, o que é um processo natural que ocorre quando envelhecemos.
Enxergar pontos luminosos sem olhar para a Via Láctea pode ser um sinal de que algo não vai bem. Apesar de a descrição soar quase poética, enxergar riscos ou feixes de luz repetidamente é sintoma de problemas variados, que vão de hipertensão arterial e enxaqueca a doenças oculares.
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
Fiz diversos exames e mostrei todos a doutora na qual disse que o meu caso não era cirurgia e sim um tratamento chamado FOTOCOAGULAÇÃO A LASER junto com o mapeamento da retina e ao todo fica um valor de R$ 400,00 cada sessão e eu não tenho condições para pagar sozinha pois não tenho condições para trabalhar já que ...
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras. Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.
O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.