a água potável possui três características básicas, salvo exceções, como INSÍPIDA (SEM gosto), INDORA (SEM cheiro), e INCOLOR (SEM cor).
De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a água que sai da torneira deve ser incolor, insípida e inodora. Isso quer dizer que a bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo.
A água é insípida porque não tem sabor; A água é incolor porque não tem cor; A água é inodora porque não tem cheiro.
Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.
Deste modo, para que uma água seja considerada potável, deve-se atender aos padrões estabelecidos para parâmetros físicos (Cor e Turbidez), químicos (Cloro Livre e pH), microbiológicos (Contagem de Bactérias Heterotróficas, Coliformes Totais e Escherichia coli), organolépticos (Sabor, Odor e Aspecto), cianobactérias/ ...
Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico. ... A temperatura é um indicador importante, visto que interfere nas propriedades da água, como oxigênio dissolvido, densidade e viscosidade.
DQO (Demanda Química do Oxigênio) da água é a medida referente a quantidade de oxigênio equivalente da matéria orgânica na amostra, suscetível a oxidação. Esse parâmetro especifica o material possível de ser oxidado. Este índice pode ser indicado através da análise por meio do Termo-reator para DQO ou Medidor de DQO.
No cálculo do IQA são considerados os seguintes parâmetros: oxigênio dissolvido, coliformes fecais, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitratos, fosfatos, temperatura da água, turbidez e sólidos totais, gerando um índice com valores variando de 0 a 100, que correspondem aos níveis de qualidade descritos abaixo.
Indicadores de Qualidade - Índice de Balneabilidade (IB) A análise de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d'água para a recreação de contato primário, sendo utilizada tanto em praias litorâneas quanto em águas interiores.
DBO significa demanda biologica de oxigenio e faz referencia a quantidade de oxigenio que se consome na degradacao da materia organica no meio aquatico por processos biologicos. Ou seja, quanto mais materia organica, mais oxigenio se gasta para degradar essa materia e mais poluida e a agua.
A maior parte da matéria orgânica em decomposição encontra-se no fundo dos corpos d'água, no sedimento, onde a concentração de oxigênio torna-se menor, ocasionando a decomposição anaeróbica dessa matéria orgânica.
Tem mais depois da publicidade ;) Decomposição é um termo usado para descrever os processos em que a matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes. Esse nutrientes são devolvidos ao meio e podem ser reaproveitados por outros organismos.
Durante a decomposição da matéria orgânica do solo são liberados carbono, nitrogênio e outros componentes. Parte destes elementos retorna para a atmosfera na forma de gás, outros componentes permanecem disponíveis para as plantas e outra parte é perdida na forma de lixiviação.
Digestão aeróbica é o processo de decomposição orgânica onde as bactérias aeróbicas, que apenas sobrevivem na presença de oxigénio, conseguem rapidamente decompor os resíduos orgânicos, tendo como produtos o gás carbônico CO2 e água. Este processo ocorre com alguma celeridade e produz calor.
Tema: Decomposição e composição de números naturais de 30 a 50. Composição: é a junção de dois ou mais elementos quando unidos ou subtraído formam um só. Decomposição: um numero natural podemos decompor em dois ou mais elementos que a constituem.