O exame em si, sem contar a entrevista com o médico examinador, leva cerca de 10 minutos. Caso seja feita uma biópsia, pode levar mais 3 minutos.
Trata-se de um exame que auxilia no rastreamento de câncer de colo do útero, junto com o Papanicolau e outros testes específicos para detecção do HPV. A colposcopia é um exame complementar, que visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer.
11. É normal sentir cólicas após o exame? Por se utilizar de uma escovinha endocervical, a paciente pode sentir um leve incômodo, porém nada muito forte. Se a dor persistir é necessário buscar auxílio médico.
Chamamos de teste de Schiller positivo toda vez que houver alguma área amarelada do colo uterino, que não fica corada com o lugol, sugerindo a presença de células atípicas.
O exame de iodo avalia a presença de áreas do colo do útero que podem estar acometidas por HPV, necessitando avaliação adicional e/ou biópsia. Olá. Qual a indicação da sua colposcopia?
O teste de Schiller é considerado positivo quando uma área do colo uterino não fica corada com o iodo (lugol), sugerindo a presença de células atípicas. O teste de Schiller negativo ocorre quando todo o cérvix uterino se cora de marrom, evidenciando a presença de tecido rico em glicogênio e, portanto, saudável.
A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, surge devido a uma inflamação da região do colo do útero que pode acontecer como consequência de uma alergia, infecções ou ser resultado as alterações hormonais ao longo da vida da mulher, podendo surgir em mulheres de todas as idades.
A cauterização não é a causa do atraso menstrual. A ausência de menstruação precisa ser investigada. Os estresses físicos e emocionais e as atividades físicas extenuantes podem provocar ausência de menstruação.
Após a cauterização do colo uterino pode ocorrer a produção de secreção vaginal em maior quantidade devido ao processo de cicatrização e regeneração da área que foi submetida ao tratamento. As vezes podem ocorrer pequenos sangramentos e dor.