A ordenha do leite materno deve ser feita de 3 a 5 minutos em cada mama alternadamente até que se completem 20 a 30 minutos em cada mama. O mesmo frasco pode ser usado para aparar o leite da mama, mas em casos de mulheres com bastante leite podem usar dois frascos, um para cada mama.
Quando utilizar a bomba de leite?
Tudo o que você precisa saber sobre como tirar leite materno
Nas primeiras vezes, quando ainda estiver pegando a prática, tirar 10 ou 20 ml já pode ser considerado um sucesso. Até o bebê ter 1 mês, 90 ml já devem ser suficientes para uma mamada. A partir dos 2 meses, a quantidade por mamada aumenta para entre 120 ml e 180 ml.
É importante retirar leite dos seus seios nas alturas em que o seu bebé mamaria, pois isto significa que os seios recebem a mensagem para produzir leite. No início, tente extrair oito a dez vezes a cada 24 horas3 e mantenha esta frequência quando o seu leite descer.
Se não tirarmos o leite da vaca ela morre.
Conduzir tranquilamente as vacas para a sala de ordenha que sempre deve estar limpa e livre de impurezas, seguindo uma ordem de acordo com a saúde do úbere. O tratamento inadequado acarreta redução da produção, aumento do leite residual e mastite.
Como é feita a ordenha mecânica? A ordenha mecanizada é realizada com o auxílio de um equipamento que simula a mamada do bezerro, em um sistema de dupla câmara com pulsador. Ele permite a realização de dois ciclos, um de massagem e outro de extração ou ordenha propriamente dito.
A ordenha deve ser conduzida com cuidados higiênicos, em um ambiente calmo e confortável, de modo que favoreça o máximo de produção pelos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético e justificam os investimentos em alimentação, manejo e outros cuidados que lhes forem dispensados.