A dose recomendada de Cloridrato de Ranitidina para o tratamento de manutenção de cicatrização de úlceras duodenais em crianças a partir de 1 mês de idade é de 2 a 4 mg/Kg em dose única diária.
A dose de 300 mg à noite (ou 150 mg, duas vezes ao dia) de ranitidina pode ser administrada em associação com 750 mg de amoxicilina oral, três vezes ao dia, e 500 mg de metronidazol, três vezes ao dia, por duas semanas. Terminado esse período, a terapia deve ser continuada por mais duas semanas apenas com Label.
O recolhimento é realizado devido à possível contaminação com uma impureza de nitrosamina chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA). A NDMA identificada é classificada como possível substância causadora de câncer em humanos.
Laboratórios brasileiros Medley e Aché iniciaram o recolhimento voluntário de alguns lotes de remédios com base em cloridrato de ranitidina por risco de contaminação de N-nitrosodimetilamina, substância que pode causar câncer.
Segundo a empresa, a medida foi adotada por risco de contaminação por nitrosamina, impureza ;classificada como possível causadora de câncer em humanos;.
De acordo com os especialistas, o medicamento ranitidina não oferece riscos à saúde. O problema é a substância nitrosamina, composto que pode ser encontrado na água e em alimentos, mas não é esperado que cause danos quando ingerida em níveis muito baixos.
A famotidina foi nove vezes mais potente do que a ranitidina e 32 vezes mais potente que a cimetidina na inibição da secreção basal.
O Omeprazol não apresenta interação com a Losartana, portanto é improvável que esta seja a causa do seu aumento de pressão. Procure seu cardiologista para avaliar se o seu tratamento da hipertensão a está adequado, pois pode ser possível que você não esteja apresentando um bom controle da sua pressão arterial.
Apesar de muita gente acreditar que não há interferência do leite na absorção das medicações, existem alguns fármacos que podem ter sua absorção alterada (como por exemplo a digoxina e a ranitidina). A losartana não tem seu efeito reduzido pelo leite, porém o ideal é sempre tomar as medicações com água.