Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.
Conheça quais os sintomas da ovulação
A fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre dentro de uma das trompas uterinas e dá origem a uma célula chamada zigoto (primeira fase do embrião). Assim que o zigoto é formado, ele começa a se deslocar ao longo da trompa uterina em direção ao útero. Essa migração dura entre 6 a 12 dias.
Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro. À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).
Se você deseja engravidar e está passando dificuldades, leia o texto a seguir e conheça 9 fatores que prejudicam a fertilidade da mulher.
Exames para diagnosticar a infertilidade feminina De início, para saber se há problemas hormonais e de ovulação é importante fazer exames de dosagem hormonal, ultrassom transvaginal, dentre outros. Todos esses exames podem ser feitos no Centro de Imagens e laboratórios da Unimed Fortaleza.
Além dos exames típicos de rotina, como hemograma, glicemia e colesterol, existem dois exames de sangue que são fundamentais para diagnosticar infertilidade. O primeiro deles é a dosagem hormonal, que permite saber se o ciclo da mulher está funcionando como deve para permitir uma gravidez.