De 4 a 5 minutos: clara um pouco mais consistente e a gema ainda mole. De 6 a 7 minutos: gema mais firminha. De 8 a 10 minutos: gema e clara duras (retire da água quente e coloque para esfriar numa tigela com água fria.
Só pode guardar na geladeira o ovo que foi cozido por 12 minutos e está com a gema firme. Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado. ... Ovos de gema mole não podem ser guardados.
Cubra os ovos com água fria da torneira.
Se tiver alguma rachadura, não pode consumir. É proibida até a venda de ovo rachado”, explica. O perigo da salmonela também ronda musses, molhos, maioneses e outros alimentos que levam ovo cru. Por isso, as autoridades sanitárias recomendam o uso de ovos pasteurizados, desidratados ou mesmo cozidos nessas receitas.
A melhor forma de armazenar os ovos cozidos, é mante-los com a casca inteira, cozinhe e resfrie, e logo em seguida coloque em um recipiente e leve para a geladeira por no máximo 5 dias. Ovos cozidos tendem a absorver odores por isso tome cuidado com alimentos mal cheirosos, pois podem impregnar nos ovos.
Um ovo com a casca rachada ou quebrada pode ter a clara e a gema contaminadas pela salmonela, que também pode migrar e infectar os outros ovos da caixa.
Uma portaria de 2013 do Centro de Vigilância Sanitária estabelece o seguinte para estabelecimentos do setor da alimentação: “São proibidas as preparações onde os ovos permaneçam crus ou mal cozidos. Os ovos cozidos devem ser fervidos por sete minutos e os ovos fritos devem apresentar a gema dura.”
Ovo quente Não leva gordura e nem há aumento nas calorias, porém o importante é saber o ponto ideal para não correr o risco de contaminação por salmonela e nunca consumir se o ovo estiver aparentando estar com uma das partes cruas.