5 atitudes para consumir de forma mais consciente e sustentável
Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Existe várias formas de você fazer um consumo consciente. Isso envolve do escovar dos dentes onde você pode poupar o desperdício de água, fechando a torneira enquanto escova os dentes até uma carona para o vizinho.
Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: - Implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; - Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; - Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; - Elaboração ...
Alguns dos benefícios do consumo consciente para a sociedade são: mudança de hábitos, maior organização e a consciência de que a responsabilidade com o meio ambiente é de todos.
O consumidor consciente não compra por impulso, o que contribui para gerar menos lixo para o meio ambiente, além de nos fazer economizar dinheiro! Além disso, passamos a consumir produtos mais saudáveis, com menos agrotóxicos e conservantes.
Em relação ao meio ambiente e a vida animal, ao se consumir de forma consciente, reduz a produção de lixos que poluem a natureza, e que muitas das vezes atingem a vida animal, seja com engradados de bebidas, tampas de garrafas, canudos, etc.
dia 15 de outubro
O 15 de outubro foi instituído como dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis ora praticados.
O que é o Consumo sustentável: O fortalecimento do conceito de consumo sustentável surgiu a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro.
A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.