Para esta pergunta não há resposta exata, mas se a decisão do pedido liminar restar positiva, a média para a liberação do procedimento cirúrgico ocorre entre 10 dias a 2 meses.
Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico ...
Nesse caso, o plano de saúde cobre cirurgia bariátrica de acordo com os seguintes critérios:
Em média, em médicos particulares, o custo de uma cirurgia bariátrica fica entre R$20 e R$40 mil. Essa é a faixa de valor da cirurgia bariátrica mais praticada no mercado, não apenas pensando no custo e trabalho do médico cirurgião, mas sim, na estrutura que esse procedimento envolve.
O preço da cirurgia bariátrica pode estar entre os 20.
Os riscos da cirurgia bariátrica estão ligados principalmente à quantidade e gravidade de doenças associadas à obesidade, sendo as principais complicações:
O que vem ao longo prazo Complicações por Cirurgia de Bypass Gástrico
A recuperação da cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano e, o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.
Segundo o Ministério da Saúde, a cirurgia bariátrica não é indicada para aqueles pacientes que:
Outros fatores, como predisposições genéticas, também podem ser complicadores no processo da redução de estômago ou intestino, uma vez que os próprios genes do paciente continuarão predispostos à obesidade.
Para fazer a cirurgia bariátrica gratuita pelo SUS é necessário ter mais de 16 anos e passar por uma consulta com um endocrinologista que avaliará seu caso. Além disso, o especialista pode ser credenciado na rede do seu plano de saúde ou atender no SUS.
O bypass gástrico consiste no grampeamento de parte do estômago, que ficará dividido em duas partes. Uma parte ficará isolada — ou seja, sem utilização — enquanto outra será onde os alimentos vão transitar. Isso reduz o tamanho do órgão e diminui a quantidade de alimento que o paciente consegue ingerir.
Endocrinologista - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
O primeiro passo é exatamente verificar se o seu plano tem cobertura para a cirurgia bariátrica. Até porque, existe um período de carência para que o plano comece a cobrir determinados procedimentos. Após analisar essa questão, é necessário verificar também a cobertura da rede hospitalar.
O procedimento para cirurgia bariátrica, passa pela necessidade de um laudo psicológico, sem esse laudo não haverá cirurgia, que pode incluir indicação psiquiátrica como ocorreu em seu caso. Assim com remédio e acompanhamento psicológico certamente se sentirá segura para proceder sua escolha.
Exames:
São eles:
Em média os meus pacientes levam de 30 a 90 dias pra realizar tudo, desde a primeira consulta até o dia da cirugia.
O tempo de internação gira em torno de 2 a 3 dias e na alta os pacientes recebem as seguintes orientações: Seguir o plano nutricional conforme orientação da nutricionista por 30 dias. Higiene da Ferida Operatória com agua e sabonete 3x ao dia. Caminhadas diárias de pelo menos 60 min (podendo fracionar durante o dia).
3 - Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas. As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”).
Como solicitar cirurgia bariátrica pelo SUS: O primeiro passo para conseguir uma cirurgia bariátrica pelo SUS é passar por consulta no posto de saúde no qual está cadastrado. É necessário levar um documento original com foto e o cartão do SUS. Na consulta, um médico irá avaliar se o caso e irá pedir alguns exames.
Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?
Quando esse pedido é deferido em uma ação judicial em que se objetiva a cobertura de um procedimento médico, o juiz determina que o plano de saúde ou o SUS autorize imediatamente o início do tratamento. Para se obter uma liminar, o paciente tem que comprovar dois requisitos essenciais.
Se a demora no atendimento puder comprometer a integridade física do paciente, faça um pedido por escrito, também em duas vias, direcionado ao Secretário de Saúde Estadual ou Municipal. Todos esses documentos poderão ser muito úteis em uma eventual ação judicial.
Qualquer pessoa pode fazer a denúncia contra um médico, um hospital ou uma instituição prestadora de serviços médicos. Será necessário relatar os fatos da ocorrência, data, local, nome do médico e da instituição. Segundo o Código de Ética Médica, somente serão aceitas as denúncias identificadas, com documentos.