Utilizadas na indústria petroquímica como catalisadores, podem custar 3 600 dólares por quilo.
Sobretudo quando você tem acesso fácil a uma peça que fica debaixo do veículo. Em seu interior há um metal mais valioso que o ouro chamado paládio. ... Um catalisador pode custar entre 300 e 800 reais para carros mil, mas dependendo do modelo do veículo e seu tamanho, podem custam uma verdadeira fortuna.
cinco anos
O catalisador deverá estar frio. Remova o conversor catalítico através do corte do tubo em ambos os lados ou por remoção dos grampos, se o conversor estiver simplesmente fixado. Bata nas laterais e nas extremidades do conversor com um martelo ou marreta para quebrar o material de favo dentro dele.
Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio, metais preciosos de altíssimo valor agregado.
Segundo Aberasturi et al. os metais presentes nos catalisadores podem ser lixiviados com um ácido fortemente oxidante ou em meios contendo cloreto, como água régia, a fim de obter os cloro-complexos de PGM. Outra possibilidade é o uso de processos pirometalúrgicos.
Pois é, mas o problema é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com ela, os preços do paládio./span>
O paládio atingiu um novo recorde de US$ 1.