Sobre as fontes de energia utilizadas pelo homem, é possível afirmar que: a) o petróleo foi à fonte básica na Revolução Industria, período de grande avanço no uso das Máquinas Térmicas. ... entre as fontes renováveis, destacam-se o carvão mineral e o petróleo.
(UFPI) Quanto às fontes de energia é correto afirmar que: * a) a energia hidrelétrica requer uma infraestrutura que causa poucos danos ambientais. b) as fontes renováveis de energia, tais como a eólica e a solar, apresentam sérios problemas de poluição ambiental.
Resposta. Resposta: Segundo o Atlas Eólico Nacional, no que tange à produção de energia eólica em comparação aos países da América Latina e ao Caribe, o Brasil é o que possui maior capacidade de produção de energia por meio dos ventos. A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica ...
eólica
Energia Solar: a fonte alternativa de energia elétrica mais viável para empresas e residências.
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade.
A MELHOR SOLUÇÃO PARA A CRISE DE ENERGIA É A PREVENÇÃO Com o crescente desmatamento da Amazônia e o aquecimento global, os padrões de chuva no Brasil foram alterados para sempre.
Assim, a origem da crise energética é de falta de investimentos em geração e em transmissão. ... Contudo, a área econômica do governo não permitiu que elas realizassem os investimentos necessários. Os investimentos das empresas estatais são contabilizados como despesa do governo nas contas públicas.
Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
Importante destacar que no Brasil mais de 90% da energia elétrica produzida são fornecidas pelas usinas hidrelétricas uma vez que o país possui grande quantidade de rios caudalosos sendo seu potencial hidráulico (Bacias: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Paraná, Uruguai) o terceiro melhor do mundo, depois da Rússia e ...
Resposta. Um dos pontos positivos e negativos, respectivamente são: Baixo custo de geração; energia barata ; e o alagamento expulsa famílias, indígenas e mata fauna e flora da área alagada durante a construção.
O mais importante desse plano de racionamento foi que esse transformou a mentalidade da população brasileira em termos de evitar o desperdício de energia. É por esse motivo que o período em que a sociedade enfrentou a crise energética merece grande destaque.
Para a indústria, a melhor abordagem é operar bem suas instalações, tanto do ponto vista da segurança como do econômico. O baixo custo do urânio e sua estabilidade ao longo do tempo constituem vantagem econômica primordial da geração elétrica nuclear.
Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.
A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade.