Na Carteira de Trabalho e Previdência Social constam todas as informações sobre a vida funcional do trabalhador. Portanto, ela garante o acesso aos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. A CTPS deve ser solicitada nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs), estando também os postos do Sine no Estado autorizados a emitir. É obrigatório por lei o registro em carteira quando se estabelece uma relação de emprego - na indústria, no comércio, na agricultura ou no trabalho doméstico. Nela, o empregador deve registrar os contratos de trabalho, as alterações salariais, período de férias e outras anotações.
No computador, acesse o portal gov.br, e busque por Carteira de Trabalho Digital. Depois clique em Solicitar. Por último, em Quero Me Cadastrar. Preencha os campos com os seus dados, seguindo o passo a passo.
É neste documento que ficam reunidas todas as informações relacionadas a empregos, atuais e passados, além de garantir acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Veja mais: O que é o número do PIS? Saiba onde encontrar!
Atenção: O serviço de agendamento online não está disponível para alguns municípios. Neste caso, procure uma unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou agende por telefone.
Por isso, apesar de toda a facilidade que a versão digital apresenta, a Carteira de Trabalho física é uma boa opção, principalmente por não depender da internet para acessar as informações.
Para ter acesso ao documento, o pedido de agendamento deve ser enviado para o e-mail trabalho.(uf)@economia.gov.br. No local do uf, o trabalhador deve digitar a sigla correspondente de seu estado.
Leia mais: O que é o NIS e como descobrir o Número de Inscrição Social?
Desde o lançamento da Carteira de Trabalho Digital, o Governo Federal acredita que existam mais vantagens nela do que na versão física.
Leia mais: O que é o número do PIS/PASEP? Significado e como funciona o programa
Agora a carteira de trabalho digital substitui o documento impresso, e atualmente é aceito nacionalmente para qualquer tipo de necessidade legal, inclusive registro de novos empregos.
Assim, se a foto for antiga ou o papel do documento estiver em mau estado, eles podem não ser aceitos em bancos, empresas ou órgãos públicos, perdendo seu valor oficial.
O agendamento é bem simples e pode ser realizado pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE) ou pelo telefone 158, mas lembre-se que a carteira de trabalho física só é necessária para funcionários públicos, e você pode emitir sua carteira de trabalho digital pela internet.
Leia mais: Conheça quais os documentos disponíveis de forma digital
Ela veio para modernizar e facilitar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador. Com o documento digital, com apenas um clique, todas as experiências profissionais estarão disponíveis para o empregado e o empregador. É menos tempo médio de atendimento e mais agilidade no acesso aos dados.
Ao entrar no Portal Emprega Brasil, você poderá tirar sua Carteira de Trabalho Digital. Este portal é vinculado à Plataforma Gov.br.
Você pode agendar a emissão da sua carteira de trabalho (CTPS) física pelo telefone do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE), no número 158. Basta escolher a opção de agendamento.